Queda do sistema do Detran prejudica vida de usuários

Quando o sistema volta, é inevitável que por todo o Detran existam longas filas

As falhas no sistema do Detran inviabilizam a emissão de taxas, a retirada de carteira de habilitação, a liberação de exames clínicos e o recebimento de dados de autoescolas. Tem sido assim nos últimos 15 dias e a maioria dos problemas é oriunda da queda do sistema.

?No meu caso foi a queda do sistema que fez a emissão da taxa não dar certo. Até agora eu não consegui porque eu sei que estava fora do ar, vou voltar de novo pra ver se dar certo. Estou faltando o trabalho para vir resolver esse problema e há 15 dias minha moto está apreendida e não consigo emitir os boletos para pagar e liberar?, declara Antônio Kelson Oliveira, uma das muitas pessoas que aguardavam na fila do Detran para resolver algum tipo de questão.

Quando o sistema volta, é inevitável que por todo o Detran existam longas filas. ?Muitas pessoas já estão indo embora porque com o sistema fora do ar os funcionários do Detran já estão despachando, mas quando o sistema está no ar é uma loucura e acumula-se muitas pessoas?, revela.

Conseguir exames clínicos também é complicado no Detran-PI, seja para a renovação da carteira de habilitação ou para dar início no processo. Os portadores de deficiência tem dificuldade para a realização desses exames com médicos. ?A gente faz dias que procura vir aqui para fazer esses exames e nunca dá certo. Primeiramente disseram que o médico estava de licença, só tem um médico por dia e cada dia o processo vai demorando mais sem que a gente tire a carteira de habilitação?, explica o motorista Antônio Lages.

A troca de equipamentos estaria causando essas complicações, mas essa não é o único problema já que a figura do despachante legal. Há também denúcias de que ocorra a venda de senhas e de pessoas que esperam alguns desavisados para ganhar dinheiro extra.

O fato é que, durante toda a segunda-feira, dia 22 de julho, os usuários do sistema do Detran ficaram na fila e o Sistema não entrou no ar em momento algum. A cena vem se repetindo há dias sem que ache uma solução.

?Eu não posso ficar aqui o dia inteiro esperando que o sistema volte ao ar. Eu tenho que trabalhar, tenho o que fazer e já estou há mais de mês caminhando para cá sem resolver essa situação. Já vim aqui 10 vezes e nada. Minha carteira está vencida e se eu cair em uma blitz o guarda não vai querer saber e eu é que serei penalizado por conta de um descaso, porque isso aqui é uma vergonha. A gente paga e paga caro e o mínimo que devia acontecer era o serviço funcionar?, conta indignado o motorista Francisco Alves Marques que tenta desde o dia 28 de maio renovar sua carteira de motorista.

A direção do Detran na figura do coordenador e responsável pelo funcionamento do sistema foi procurada para falar sobre o caso, mas não foi encontrada pela nossa reportagem.

Fonte: Marcilany Rodrigues