Rapaz morre eletrocutado quando enfeitava a rua para a Copa

O Corpo de Bombeiros alerta: “essa atividade de colocação tem que ser só para profissionais da área

O segurança Ronan da Silva Barbosa, de 21 anos, estava de folga. Ele e o amigo terminavam de enfeitar a rua em Taguatinga-DF. Um trabalho que começou há seis dias. Às 17h de ontem, ao pendurar o último cordão, Ronan encostou em um fio de energia desencapado.

?A intenção dele era só alegrar. E eu ainda pedi para subir. Eu pedi: ?Ronan, me deixa ir porque é a minha vez de pregar?. Era a última. Já estava terminando e ficando tudo bonito. E ele subiu do nada. Mal eu coloquei a escada e ele já subiu?, lembra o estudante Rafael Medeiros, amigo da vítima.

De acordo com os bombeiros, Ronan deve ter levado um choque com tensão de 220 volts. Ele caiu de uma altura de três metros e morreu no quintal da casa do vizinho. ?A família está abalada, abatida. Mas esperamos que Deus nos conforte. Ele era uma pessoa muito boa e vamos sentir muita falta dele?, desabafa Rogério Paulino de Sousa, primo da vítima.

O segurança queria deixar a rua bonita para a Copa. Os vizinhos planejaram assistir aos jogos reunidos e Ronan estava animado com as comemorações. Para a família, o que aconteceu foi uma fatalidade. ?Quando alguém dá um tiro, é um assalto e a pessoa morre, ficamos indignados porque alguém tirou a vida da pessoa. Mas a gente sabe que foi um acidente?, lamenta Robson da Silva Barbosa, irmão de Ronan.

José Rômulo Júnior, que mora na rua ao lado, também perdeu um tio da mesma forma, na Copa de 1994. ?Botando bandeirinhas nos postes também. A mesma situação. Exatamente igual. Vai enrolar a bandeirinha no poste e acaba pegando em um fio desencapado?, conta.

O Corpo de Bombeiros faz um alerta: ?essa atividade de colocação tem que ser só para profissionais da área. Com certeza, adolescentes e pessoas comuns não são habilitadas a fazer nenhum tipo de procedimento próximo à área dos postes?, avisa o capitão Sinfrônio Lopes Pereira, do Corpo de Bombeiros.

Fonte: g1, www.g1.com.br