Reconstrução de trecho na BR-343 pode ser feito em 15 dias

A fim de evitar novos deslizamentos, o DER já está realizando os trabalhos de recuperação do trecho, que podem durar em torno de 15 dias

Após o estrago trecho 340.7 na BR-343, provocado pela forte chuva, na madrugada da última quarta-feira, 8, que ocasionou a destruição de metade do acostamento da pista. A fim de evitar novos deslizamentos, a equipe do Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER) já está realizando os trabalhos de recuperação do trecho, que podem durar em torno de 15 dias. Enquanto isso, os condutores devem ficar atentos a novas rotas.

Segundo José Dias, diretor geral do DER, as medidas inciais estão sendo tomadas, para que seja construído um novo bueiro e garante que a reconstrução da BR-343 dependerá da devida substituição da tubulação.

“As medidas, desde limpeza do local inundado, retirada de entulhos e escavação da pista se dar pela necessidade de colocarmos um novo bueiro no local em que se encontra o antigo. Aqui a espessura desse antigo datam cerca de 30 anos e já não suporta mais a quantidade de construções urbanas existentes ao redor e nem a água das chuvas, por tanto mais da metade da obra de reconstrução desse trecho depende dos cuidados nesta área de tubulação”, esclareceu José Dias.

O bueiro que será implantado comportará saídas de água bem mais largas que a anterior. Para Walter Pinheiro, engenheiro supervisor da Obra, o novo compartimento terá uma camada tripla de saídas o que deverá facilitar o escoamento oriundos de alagamentos ou de possíveis chuvas da mesma proporção que a da última quarta-feira.

Repórter: Márcia Gabriele

Fonte: Márcia Gabriele