Rede Meio Norte vai transmitir Semana Santa de Oeiras; festa religiosa atrai fiéis

Rede Meio Norte vai transmitir Semana Santa de Oeiras; festa religiosa atrai fiéis

As emoções da maior Semana Santa do Piauí serão mostradas pela Rede Meio Norte.

Maior festa religiosa do Piauí, a tradicional Semana Santa de Oeiras atrai milhares de fiéis e pela sétima vez consecutiva terá a transmissão da Rede Meio Norte, que acompanha a celebração e as manifestações de fé da primeira capital.

Para Wrias Moura, mostrar a Semana Santa de Oeiras é uma forma de exaltar a fé dos piauienses. Neste ano, ele explica que o telespectador conferiu ontem (quinta-feira), das 19h às 22h30, a transmissão do Fogaréu.

Hoje (sexta), o público pode acompanhar as emoções da procissão do Senhor Morto, que percorrerá o centro histórico da primeira capital. No sábado, a Rede Meio Norte vai reprisar a programação, mostrando os detalhes da festa religiosa.

A procissão do Fogaréu, realizada em poucas cidades do Brasil, é formada apenas por homens, devido a uma tradição secular que representa o momento em que os soldados romanos saíram às ruas em busca de Jesus.

Os homens saem em procissão levando tochas acesas, após a iluminação pública da cidade ser desligada. As mulheres, que não podem participar, acompanham tudo das calçadas e janelas. As mais idosas ficam rezando dentro de casa.

O Fogaréu sai da Catedral de Nossa Senhora da Vitória com os homens cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Na volta, no adro da catedral, os romeiros assistem ao Sermão. É um momento de grande emoção.

A Semana Santa é uma das maiores expressões religiosas do Brasil, e a Rede Meio Norte, que tem uma forte ligação com Oeiras e com o povo do Piauí, vai mostrar tudo nos mínimos detalhes.

É uma oportunidade de contemplar, mesmo à distância, as emoções da maior Semana Santa do Estado. Trata-se de um momento marcante na história da cidade.

Neste ano, a transmissão da Semana Santa de Oeiras tem patrocínio do Governo do Estado, Cerâmica Vitória, Farmácia Santana, Casa do Frango, Alternativo Supermercado, empresas e instituições que acreditam no potencial do Piauí.

Fonte: Isabel Cardoso