Reforma do Theatro 4 de Setembro será entregue dia 21 de abril

O governador Wellington Dias (PT) visitou, na tarde dessa quinta.

A segunda etapa da reforma e restauração do Complexo Cultural que envolve o Club dos Diários e o Theatro 4 de Setembro será concluída até o dia 21 de abril. Dessa vez, é o teatro que ganha melhorias, principalmente na sua parte administrativa, onde o piso está sendo trocado, assim como toda a parte elétrica do prédio centenário. Com a reforma, foram feitas novas divisões e criadas novas salas. Os banheiros e camarins também estão sendo contemplados. O governador Wellington Dias (PT) visitou, na tarde dessa quinta-feira (7), a obra de restauração do Theatro 4 de Setembro

Na parte externa, o teatro ganha pintura nova – mantendo as cores presentes na fachada do Club dos Diários – e manutenção de suas características originais. Além disso, o teto do Complexo está sendo recuperado, com troca de todas as telhas. “Com a reforma, a parte administrativa do teatro ganhou novas salas e banheiros. Uma das salas que servia como um depósito está sendo recuperada e vai dar lugar a uma cantina”, explica Alexandre Filho, da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Outro espaço que será reativado é uma sala de dança que estava fechada. O espaço vai ser climatizado e vai ganhar nova iluminação. O local funcionará como um espaço de ensaios de dança, bem como de realização de outros eventos. A obra está sendo executada com recursos próprios do Governo do Estado, através da Secult. No total, estão sendo investidos R$ 850 mil em todo o Complexo Cultural.

“Queremos recuperar todos os nossos espaços culturais. O Club dos Diários e o Theatro 4 de Setembro estão entre os mais importantes. O mesmo vai acontecer com o Museu do Piauí e com a Biblioteca Estadual. Além disso, recentemente entregamos a reforma das Escolas de Dança e de Música que, juntas, atendem 2,5 mil alunos. As melhorias também serão levadas para as casas do interior do Estado”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Cultura entregou o novo Club dos Diários, após restauração. Do piso ao teto, detalhes do prédio foram recuperados minuciosamente. A sala Torquato Neto, agora Teatro, também ganhou melhorias e foi reaberta ao público, assim como a Galeria de Arte “Nonato Oliveira”, que recebe exposições e eventos.

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes é a próxima casa a ganhar reforma, juntamente com a Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho. 

Fonte: Com informações da Assessoria