Registrados 76 casos de sífilis em gestantes de janeiro a julho

A sífilis congênita, que corresponde à doença adquirida

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De janeiro a julho deste ano foram registrados 76 casos de sífilis em gestantes em Teresina, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Para promover ações preventivas a essa população, profissionais da Atenção Primária da Saúde participam de capacitações ao longo do mês de agosto.

Na manhã desta sexta-feira, 21, os profissionais da UBS São Camilo participaram de treinamento sobre sífilis e oficina de vigilância epidemiológica voltadas para gestantes.

As capacitações, ministradas pelo médico infectologista Kelsen Dantas Eulálio, são voltadas a 15 profissionais das Equipes de Estratégia Saúde da Família, que devem orientar a população sobre a sífilis, em especial as gestantes, quanto aos riscos, a prevenção e o tratamento.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida durante a relação sexual, durante a gestação da mãe para o feto, na transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Caso não seja, precocemente, tratada pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração e até o cérebro.

Segundo o infectologista Kelsen Dantas Eulálio, o uso de preservativos é a principal forma de prevenção. “O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. É importante ressaltar também que todas as mulheres devem fazer exame para verificar se têm a doença antes de engravidar”, esclarece.

A sífilis congênita, que corresponde à doença adquirida antes do nascimento, pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Já para quem nasce com ela, na maioria das vezes, nos primeiros meses de vida aparecem os sintomas como pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

“O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas relativamente simples e bastante eficazes na prevenção da sífilis congênita. Não tratar traz muitos prejuízos à saúde da pessoa e, se for gestante, também à saúde do bebê”, destacou Kelsen Eulálio.

Os profissionais da Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde São Camilo vão participar também de treinamento “Uma capacitação em testes rápidos de HIV/Sífilis”, que ocorrerá no dia 28 de agosto, a partir das 8h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES