Rejane Dias destina R$ 5 milhões para universalizar Jovem de Futuro

“Estamos preparados para esse desafio”, disse Rejane Dias.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trabalhar para garantir uma educação de qualidade para todos os piauienses é um compromisso do Governo do Estado. Em 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se empenhou para garantir o acesso à permanência e aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação.

Um exemplo de sucesso é a metodologia de gestão Jovem de Futuro (JF), implantada em 2015 pela Seduc, em parceria com Instituto Unibanco. A ação tem como foco a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem, contribuindo com uma educação pública de qualidade, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado.

No ano passado, 60% das escolas da rede pública estadual que ofertam o Ensino Médio regular foram contempladas com a metodologia JF. Para 2018, o objetivo é que 100% das escolas recebam o benefício com o intuito de acelerar o crescimento dos índices que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ), nos próximos anos.

De acordo com o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, os resultados das proficiências em língua portuguesa, matemática e das taxas de aprovação vêm mostrando que as escolas atendidas tiveram um avanço significativo comparado a unidades de ensino não beneficiadas. “Temos trabalhado bastante, pensando, planejando, executando e implementando ações táticas e pedagógicas, sempre tendo o protagonismo juvenil como foco, apoiando os professores e a dupla gestora da escola”, ponderou.

Na avaliação da secretária de Educação, Rejane Dias, todas as ações realizadas no ano de 2017 são “apenas o início de um trabalho de governo intenso que visa o avanço significativo da qualidade de vida da população, por meio das políticas públicas na área educacional”.

Formações

Como parte das iniciativas para auxiliar a transformação da realidade do Ensino Médio, o Jovem de Futuro oferece formação para profissionais da Educação, parceiros responsáveis pelo apoio à implantação desse modelo de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpR) nas escolas.

A proposta de formação oferecida ao gestor escolar pela Seduc e Instituto Unibanco consiste em encontros presenciais, intercalados com formações à distância. “A construção dos conteúdos dos módulos de formação acompanha a perspectiva da implantação na escola de um Circuito de Gestão constituído por quatro etapas; Planejamento; Execução do Plano de Ação; Monitoramento e Avaliação de Resultados; Correção de Rotas/Replanejamento. Na prática, esse ciclo contínuo subsidia o trabalho da gestão e promove um alinhamento dos processos e fluxos da escola. Em 2017 todas as etapas do Circuito de Gestão foram trabalhadas”, detalhou o diretor de ensino aprendizagem, Ellen Gera.

Para Rejane Dias, um momento importante em 2017 foi a integração das ações da Unidade de Ensino e Aprendizagem, denominada Pacto pela Aprendizagem, que contemplou avaliação diagnóstica, devolutiva pedagógica, formações para professores, revisões preparatórias para o Enem, redução das desigualdades, Promei, mobilização e sensibilização, controle de frequência e Poupança Jovem. "A ideia é que possamos nos unir enquanto rede e materializar uma proposta que melhore os indicadores do Ideb. Nossa missão é melhorar a qualidade do serviço tendo como resultado a aprendizagem do aluno e a construção de um cidadão melhor”, explica.

Desafios

Para 2018, o grande desafio é a ampliação do Jovem de Futuro para todas as escolas de ensino médio regular da rede estadual da educação. Serão investidos cerca de 5 milhões reais para garantir a universalização da ferramenta.

“Nosso grande objetivo é a implementação da metodologia JF na sua totalidade. Várias são ações planejadas e, como ações específicas, temos o circuito de gestão integrada que atuará em cinco eixos: formação, proficiência, mobilização, fluxo, seminário/diálogos. Estamos preparados para esse desafio. 2017 foi um ano de muito trabalho, construção e conquista. Com nosso aprendizado, iniciaremos os trabalhos desse ano mais preparados”, finaliza a secretária Rejane Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES