Resultado do Enem sai amanhã

A partir de sexta, os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta quinta-feira (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari.

A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). O site já está no ar a partir da manhã desta quarta-feira (27), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.

Sistema

A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer ?um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

Este processo termina no dia 3 de janeiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

Fonte: g1, www.g1.com.br