Saiba como ajudar as famílias atingidas por incêndios no Piauí

Vários pontos de arrecadação foram montados na cidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (14), novos focos de incêndio foram registrados dentro de um sítio na BR-343, o que causou a preocupação de moradores. “A gente não conseguiu dormir, preocupação demais. Fogo por todo lado. Tive que retirar o carro de perto porque senão ia perder tudo”, afirmou um morador.

O comandante do Corpo de Bombeiros afirmou que de ontem para hoje a sua equipe já atendeu 20 ocorrências. “Essa é a primeira do dia, nosso major está solicitando todo o pessoal de folga que venha para o quartel para que possamos combater esses incêndios, também temos uma aeronave fazendo as vistorias”, declarou.

Na tarde desta quinta-feira (13), novos registros de queimadas de grandes proporções foram registrados em Teresina. As chamas se espalharam pela mata e ameaçou residências. O monitoramento por satélite de queimadas, conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que nas últimas 48 horas foram identificados 524 focos em todo o Piauí.

Em ocorrências, segundo o órgão, o Estado só perde para o Maranhão, que registrou 849, no terceiro lugar aparece o Pará com 439 focos. No mês, o índice já chega a 966 nos municípios piauienses, dado que colocou o Executivo em alerta, tendo em vista os danos causados pelas queimadas ao meio ambiente.

Também nos últimos dois dias, o INPE comprova que Teresina foi a cidade do Estado com o maior número de focos registrados, 70 no total. No Brasil, a capital piauiense já figura entre as dez com mais ocorrências no período. Os dados sinalizam a problemática das queimadas em âmbito local, elevando a urgência na resolução dos casos.

O chefe de operações do Corpo de Bombeiros, Kleber Soares, informou que os incêndios também causaram destruição de seis casas, seis estabelecimentos comerciais, uma indústria e de um veículo. Segundo Kleber, na quarta-feira (12), foram registrados, em Teresina, 14 incêndios, sendo que, 12 foram em matas e dois em terrenos baldios.

O Major Egídio Leite, disse que as queimadas e os incêndios foram registrados nos povoados Soinho, Cacimba Velha, na Ladeira do Uruguai, Vila Inglesa, Estrada da Alegria, Parque de exposições e na Meruoca. Também ocorreram incêndios na região do município de José de Freitas, Palmeirais e União.

Mobilizados com a situação de moradores que perderam suas residências em várias partes de Teresina, União e José de Freitas, pontos de arrecadação estão sendo montados em diversas partes da cidade para ajudar as famílias prejudicadas.

O Conselho Estadual de Saúde está arrecadando cestas, roupas, utensílios a serem entregues na próxima segunda-feira na comunidade Cajazeiras.

O Rotary Club Teresina Jóquei, em solidariedade as famílias atingidas pelas queimadas  está em campanha arrecadando bens usados pessoais, como roupas, calçados, móveis, utensílios, alimentos não perecíveis e quaisquer outros bens que sirvam ao ser humano. Ligar para Neto Fiepi 99995 3522 OU 99983 1414.

A Abraço de Águia Teresina pede a colaboração de todos na campanha de arrecadação de roupas, calçados, lençois, toalhas e alimentos afim de ajudar às famílias vítimas dos incêndios e que perderam todos os seus pertences e se encontram em dificuldade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES