Saiba o que fazer se você não teve sua digital reconhecida na urna eletrônica

Apesar dos relatos e das inúmeras reclamações, o resultado foi positivo, já que segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas 8,5% das digitais não foram reconhecidas no primeiro turno em âmbito

Biometria | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Implementada nestas eleições em Teresina, a biometria provocou alguns transtornos, principalmente no primeiro turno. A situação se deu basicamente no processo de reconhecimento das digitais, no qual vários eleitores tiveram que tentar muitas vezes até conseguirem a liberação da urna, nesse grupo também há aqueles que por oito vezes não foram identificados, provocando atrasos e filas gigantescas. No último caso, parte dos teresinenses teve que votar à moda antiga, tendo em vista o empecilho ocasionado pelo sistema.

Apesar dos relatos e das inúmeras reclamações, o resultado foi positivo, já que segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas 8,5% das digitais não foram reconhecidas no primeiro turno em âmbito nacional, com a estimativa de que no segundo o número tenha caído para 5%. “Eu senti que realmente nessa votação só para presidente a demora no processo diminuiu bastante, nem sequer existiram filas”, garante a mesária Fernanda Francelino.

Para os eleitores que tiveram dificuldades e em nenhum dos turnos conseguiram obter o reconhecimento, a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) informa que eles poderão comparecer a partir de 16 de novembro em um cartório eleitoral para conversar com o juiz ou o chefe do cartório, no intuito de resolver qualquer dificuldade que tenha sido constatada.

A data coincide com a reabertura do cadastro eleitoral, onde os teresinenses aptos a votar poderão tirar o título. “Eu considero muito importante, apesar de que no primeiro turno demorou muito, no segundo já foi tranquilo”, comenta o eleitor Francisco Santana.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES