Salve Rainha retoma atividades na Praça Ocílio Lago

Com estrutura danificada e subutilizada, muitos já tentaram e ainda tentam recuperar a alma do que aquilo foi outrora. A exemplo do Salve Rainha, que retomará as atividades que já iniciou no local.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (02) DO JORNAL MEIO NORTE

A Praça Ocílio Lago, localizada na zona Leste de Teresina, já foi bem mais do que o prédio abandonado de hoje em dia. Com estrutura danificada e subutilizada, muitos já tentaram e ainda tentam recuperar a alma do que aquilo foi outrora. A exemplo do Salve Rainha, que retomará as atividades que já iniciou no local.

O Salve Rainha é um projeto desenvolvido por um coletivo de artistas, militantes da causa cultural e interessados por arte. Com o objetivo de revitalizar espaços públicos de Teresina com entretenimento gratuito e de fácil acesso, o projeto já está em sua quarta temporada, com sucesso de público e crítica.

Para se ter ideia da dimensão do trabalho realizado pelo pessoal do Salve Rainha, basta olhar para o que já foi feito em tão pouco tempo do projeto. O grupo também já ocupou o Calçadão da Simplício Mendes, a Rua Climatizada, o prédio da antiga Câmara Municipal de Teresina e o Teatro do Boi.

"O objetivo do Salve Rainha é ser uma ferramenta, uma tecnologia social, de valorização do patrimônio cultural de Teresina. Somos estudantes, acadêmicos, e desenvolvemos pesquisas com a finalidade de criar soluções para espaços esquecidos com ações coletivas e plurais, que visam criar uma memória coletivo", afirma Júnior Araújo, jornalista e idealizador do projeto.

Como a última temporada do projeto aconteceu no prédio da antiga Câmara de Vereadores, onde brevemente será instalado o Museu da Imagem e do Som do Piauí (MIS-PI) e Pinacoteca, a próxima temporada retornou à Praça Ocílio Lago, zona Leste de Teresina, a convite da Prefeitura Municipal de Teresina. "O espaço foi desapropriado e desocupado, porque lá tinha uma ocupação anarco-punk e outra série de irregularidades. Então, a convite da prefeitura e com apoio da SDU/Leste, SEMEST e SEMJUV estão mobilizando essa nossa ação, com uma reforma emergencial do prédio", declara o jornalista.

Repórter: Lucrécio Arrais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES