SAMU divulga locais que contribuem com prevenção ao suicídio em THE

A atividade faz parte do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina faz parte do Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio do Município e, a partir de hoje (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, inicia a entrega de panfletos sobre locais que oferecem ajuda gratuita na capital. Assim, os profissionais socorristas, ao atenderem casos de tentativa de suicídio, poderão prestar informações relevantes aos tentantes e/ou familiares.

Segundo Francina Amorim, diretora geral do SAMU, a população pode contribuir com a prevenção do suicídio: “O suicídio é um grave problema de saúde pública. Segundo a OMS, 90% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, que podem ser prevenidos e também tratados. Além disso, uma vez informada sobre o tema, a população pode contribuir com a diminuição dos fatores de risco e com o aumento dos fatores de proteção”.

Ela explica ainda que os panfletos trazem informações sobre o trabalho desenvolvido nesta área pela rede do SUS e Organizações Filantrópicas: “Em Teresina, as pessoas podem se dirigir aos postos de saúde para marcar consulta gratuita para psicólogo ou psiquiatra. Existem ainda 07 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que possuem equipe médica e psicossocial e acolhem pessoas com transtornos mentais.”, afirma.

Francina Amorim informa também, que, além dos CAPS e das consultas gratuitas com profissionais especializados, a Fundação Municipal de Saúde mantém o PROVIDA: “Trata-se do ambulatório especializado que dispõe de psicólogos e psiquiatras e realiza o acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio ou tem ideação suicida. O PROVIDA fica localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo e atende por demanda espontânea”, conta.

O diretor médico do SAMU, José Ivaldo, informa que o Hospital Areolino de Abreu (HAA) é a referência para atender casos de urgência psiquiátrica, sem comprometimentos clínicos: “O HAA possui psiquiatras de plantão 24h e toda a estrutura para atender casos de urgência psiquiátrica, tendo inclusive alas para internação. A pessoa pode ser transportada até lá em ambulância do SAMU ou ir por meios próprios, a qualquer hora do dia.”, afirma.

O que fazer em caso de tentativa de suicídio

Em caso de tentativa de suicídio ou qualquer urgência psiquiátrica, a população pode acionar o SAMU: “Ao ligar para o 192, a pessoa é atendida por telefonista e médico regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância ou orientação médica. Temos equipes qualificadas e equipamentos necessários para o socorro nestes casos. Em local de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para providenciar o resgate”, afirma o diretor.

 

José Ivaldo explica ainda o procedimento adotado em caso de tentativa de suicídio: “A equipe de socorristas do SAMU faz a avaliação do paciente que tentou suicídio e realiza as intervenções necessárias, como por exemplo: lavagem gástrica ou intubação para permitir ventilação mecânica. Posteriormente, o encaminha para o estabelecimento de saúde adequado ao caso: hospitais de bairro, HUT ou Hospital Areolino de Abreu”.

 

Conheça também as organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

-Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188

O CVV atua na prevenção do suicídio, prestando apoio emocional, através de uma conversa amiga. O atendimento pode ser feito por telefone, por meio do número gratuito 188, que funciona 24 horas, todos os dias.

-Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742

O CDM é uma ONG que tem como objetivo informar a sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis aos transtornos psíquicos, atuando diretamente na prevenção e posvenção do suicídio.

-Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202

O GRACE atua na prevenção do suicídio, disponibilizando duas linhas telefônicas. O Grupo também atende presencialmente no bairro Vila Bandeirantes II e faz visitas domiciliares.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES