SAMU participa do Dia "D" de prevenção aos acidentes de trânsito

Diversas ações de educação para o trânsito estão sendo feitas.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito é realizada entre os dias 18 a 25 de setembro em todo o país. No Piauí, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vem desenvolvendo, nesse período, diversas ações de educação para o trânsito nas 68 bases do serviço existente no Estado.


Image title


Este ano, a Semana tem como tema “Seja você a mudança no trânsito”. E, apostando na educação do condutor como prevenção de acidentes, as equipes do SAMU realizam desde a última sexta-feira, 18, palestras, blitz educativa, panfletagem e outras atividades para celebrar a data em diversos municípios.


Dados do SAMU mostram que, de janeiro a agosto de 2015, dos 32.784 atendimentos, cerca de 6 mil tiveram como motivação traumas por acidentes envolvendo automóveis. “Esse número elevado de acidentes de trânsito acaba sobrecarregando a rede hospitalar do Estado. São pessoas que quando não perdem a vida, ficam com sequelas graves, necessitando de tratamento de saúde para o resto da vida”, disse a coordenadora estadual do SAMU, Cristiane Rocha.


A culminância será a realização do Dia “D” da Semana Nacional do Trânsito que acontece amanhã (25), a partir das 10 horas, com atividades no Teresina Shopping. Alunos do projeto Samuzinho estarão demonstrando como realizar uma ressuscitação cardiopulmonar em vítimas de trânsito e alunos da Liga de Trauma darão orientações ao público quanto à prevenção de acidentes.

Clique e leia mais notícias 


Fonte: Assessoria