Sancionado Conselho Estadual de Direitos da População LGBT

Programa Piauí sem LGBTfobia foi destaque na solenidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi sancionado nesta segunda (24), o Conselho Estadual de Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT). A entidade deverá funcionar enquanto plataforma de diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada para o monitoramento e implantação de políticas públicas do Estado. Somente cinco estados brasileiros possuem um conselho estadual direcionado para este segmento da população.

A coordenadora de Enfrentamento a Homofobia do Piauí, Joseane Borges comemorou a sanção da instância que vai auxiliar a população LGBTT piauiense. “Esse momento tem uma importância significativa uma vez que esse conselho vai fazer o controle social das políticas públicas a serem executadas aqui a nível de estado, com o intuito de garantir os direitos humanos e a cidadania da população LGBTT”, pontuou.

O novo Conselho Estadual vai portar 24 membros de órgãos do Estado, entre eles a Secretaria de Juventude, Assistência Social, Segurança Pública, Saúde, Educação e Cultura. Membros da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres também irão compor a instância consultiva e deliberativa.

“É um momento importante, é um reconhecimento de que o segmento LGBTT tem um repositório de direitos já conquistados e que esses direitos precisam vir à prática. Ter um conselho para fazer o controle social dessas políticas públicas é importantíssimo. É um espaço de luta, é um espaço de reivindicação”, destacou a governadora em exercício, margarete Coelho, que sancionou o decreto de criação do conselho.

Entidades da sociedade civil organizada como o Grupo Matizes, o Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTrans), a Associação de Travestis do Piauí, representantes do movimento Mães Pela Igualdade e o Centro Estadual de Referência LGBT Raimundo Pereira estão entre as organizações baluartes da sanção do Conselho Estadual.

Após a sanção, as ações serão voltadas para a instalação e regulamentação do conselho, momento em que serão eleitos os representantes do estado e dos movimentos sociais. “A partir daí é começar a dar espaço para que ele [conselho] possa agir politicamente dentro do nosso governo”, concluiu Margarete.

Programa Piauí sem LGBTfobia

Durante a solenidade foi destacado a atuação do Programa Piauí sem LGBTfobia, que tem descentralizado políticas de diversidade sexual e de gênero para o interior do Estado. Vários municípios como Altos, União e Demerval Lobão já foram contemplado com ações do projeto.

Parada da Diversidade

A Parada do Orgulho de Ser de Teresina, manifestação que rememora a luta internacional por direitos de LGBTs do mundo inteiro, está programada para o dia 3 de setembro deste ano. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, irá contar com a presença de nomes nacionais da música como o da curitibana Karol Conká e do paulista Liniker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES