Saúde divulga datas para vacinação contra gripe suína

Campanha de imunização no país começa em 8 de março e vai até 7 de maio

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (26) a estrategia nacional de prevenção contra a gripe A, também conhecida como gripe suína. O Brasil adquiriu 83 milhões de doses da vacina a um custo de R$ 1 bilhão.

Crianças de 6 meses a 2 anos de idade, adultos de 20 a 29 anos, trabalhadores da área de saúde, população indígena, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas terão atendimento prioritário na campanha de vacinação.

O processo de imunização contra a gripe A começa dia 8 de março. Os trabalhadores da área de saúde, de postos públicos e privados, além dos povos indígenas serão os primeiros a receber a vacina. Em seguida, portadores de doenças crônicas e crianças serão vacinados.

A imunização das crianças ocorrerá em duas etapas. Os bebês receberão meia dose do medicamente e, 21 dias após a primeira aplicação, será ministrada a segunda metade da dose.

Adultos de 20 a 29 anos serão vacinados na terceira fase, que começa dia 5 de abril e termina dia 23. O ministro da Saúde José Gomes Temporão informou que maiores de 60 anos receberão duas doses de imunização: uma contra a gripe comum e outra contra a gripe A.

O ministério pretende vacinar cerca de 81 milhões de pessoas contra a gripe. Do total de 83 milhões de doses da vacina, 33 milhões foram compradas do Instituto Butantan e pelo menos 600 mil vacinas serão entregues ainda esta semana.

Veja as datas de vacinação:

De 8 a 19 de março: todos os trabalhadores de saúde do setor público e privado, área de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância e toda a população indígena.

De 22 de março a 2 de abril: população com doenças crônicas, exceto os idosos, crianças entre 6 meses e dois anos.

De 22 de março a 21 de maio: gestantes.

De 5 a 23 de abril: adultos de 20 a 29 anos.

De 24 de abril a 7 de maio: maiores de 60 anos.

Fonte: R7, www.r7.com