Saúde: Fim de ano é hora de fazer check-up anual

Saúde: Fim de ano é hora de fazer check-up anual

Nada melhor do que começar 2012 com a certeza que a saúde está boa.

A movimentação nas clínicas teresinenses neste final de ano comprova. É nas férias que a maioria das pessoas decide fazer o necessário check-up anual. Nada melhor do que começar 2012 com a certeza que a saúde está boa.

“Exames de rotina são necessários nessa hora e são essenciais para um processo de prevenção de doenças”, comenta o doutor em Radiologia e professor adjunto da Ufpi, médico Gérson Prado. Segundo ele, não há idade para se fazer exames de rotina.

De crianças a idosos, é importante que todos façam acompanhamentos anualmente para ajudar a diagnosticar, precocemente, algum problema de saúde.

“Nesse período do ano realmente temos uma procura bem maior e as clínicas ficam cheias, mas não há época para se procurar ajuda médica que, claro, será personalizada a cada idade, histórico, hábitos de vida, etc. Todo dia é dia de cuidar da saúde”, comenta o médico.

Segundo ele, entre os exames mais procurados de imagem estão a mamografia e ultrassom de mamas, necessários para o diagnóstico do câncer de mama e que devem ser feitos com frequência pelas mulheres.

“A ultrassom é indicada para mulheres mais jovens e a mamografia, para mulheres mais maduras, que devem estar atentas e sempre se submeter aos examee para uma prevenção de um dos cânceres que infelizmente ainda mais matam no país. Para o homem, exames de próstata também são bastante procurados e necessários”, explica Gérson Prado.

Ele reitera que um check-up é uma forma inteligente de prevenir doenças, já que além de um exame clínico detalhado, ainda são feitos exames de laboratório essenciais (como sangue, fezes e urina), além dos diagnósticos através de imagens, que são ‘armas’ poderosas na observação da saúde como um todo.

Gérson comemora o fato de Teresina ser e continuar crescendo quando o assunto é referência em saúde e diz que isso ajuda para que todos tenham essa consciência de que podem e devem se cuidar.

“E em breve nossa cidade ganhará mais um espaço muito importante pque é o hospital universitário da Ufpi”.

Fonte: Jornal Meio Norte