Saúde garante incentivos para melhoria de assistência à mulher

O caminho é fortalecer a rede das cidades do entorno de Teresina

A Secretaria de Estado da Saúde vem desenvolvendo ações de estruturação da saúde no interior, dentre elas está o fortalecimento da Rede Cegonha, programa que melhora o acesso e qualifica o atendimento na assistência ao parto e à gravidez de alto risco. Em audiência realizada nesta quarta-feira (16), no Ministério Público, o secretário Francisco Costa reafirmou o compromisso em garantir incentivos na melhoria de assistência à mulher e apresentou o Plano Estadual da Obstetrícia, com propostas específicas para os municípios do território Entre Rios.

“O caminho é fortalecer a rede das cidades do entorno de Teresina, como Altos, União, Água Branca, Demerval Lobão e José de Freitas. Na próxima segunda-feira (21), teremos a primeira reunião para que possamos construir e consolidar uma estratégia pra evitar que esse fluxo muito grande venha para Teresina, principalmente para a Evangelina Rosa”, disse o secretário.

Para tanto, a Secretaria irá, junto aos municípios e entes envolvidos, construir um plano situacional e particularizar a necessidade de cada município “para definir aonde realmente vão ficar esses pontos de atenção, observar o que precisa na parte de equipamentos, melhoria de infraestrutura e no que o Estado vai poder contribuir em cofinanciamento para garantir a funcionalidade melhor dessas unidades hospitalares”, explicou Costa.


Fonte: Com informações do Portal do Governo