Saúde implanta Centro de Referência de microcefalia em maternidade

O local vai servir de orientação e condução de casos detectados

A Secretaria de Estado da Saúde atenta à necessidade de acompanhamento intensivo dos bebês notificados com microcefalia disponibiliza o Centro de Referência Estadual de Microcefalia que funciona no Instituto de Perinatologia Social do Piauí da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). 

O centro está capacitado para realização de consulta e avaliação com pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, neonatologista, oftalmologistas, fisioterapeuta e obstetra. Assim como os exames complementares, como triagem auditiva e de fundo de olho, e a tomografia computadorizada é realizada no Centro Integrado de Reabilitação(CEIR).

Outro papel do Centro de Referência é servir de orientação e condução dos casos que forem detectados a microcefalia intrauterina. “Pensamos também na situação da mãe que tem seu bebê diagnosticado com microcefalia. Assim, fortalecemos a atenção à mãe, garantindo o apoio integral nesse momento tão delicado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco costa.

Para a continuidade do tratamento das crianças com microcefalia, o secretário anunciou o fortalecimento dos pontos de atenção à pessoa com deficiência “para que a gente possa disponibilizar a estimulação precoce, garantindo todo o suporte para a mãe e o bebê”.

O Centro servirá de referência para todo esse apoio diagnóstico e conduta do fluxo de diagnóstico e tratamento. Para ter acesso aos serviços prestados pelo Centro, a mãe precisa do encaminhamento médico.

 “A mobilização de Governo está sendo feita, mas precisamos da parceria valiosa da população nesse momento para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor que transmite os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika”, disse Francisco Costa.


Fonte: Portal MN