Saúde reforça alerta aos municípios sobre aumento de chikungunya

Os números subiram 103,9%, dados que deixam o Estado em alerta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reforça o alerta aos municípios sobre aumento de casos de febre chikungunya. Comparados aos dados de 2016, este ano os números subiram 103,9%, dados que deixam o Estado em alerta. A reiteração do alerta foi dada nesta segunda-feira (7), durante reunião com o colegiado gestor da Secretaria de Saúde.

Para o secretário, deve haver uma maior participação das autoridades municipais de Saúde, no combate a proliferação da doença. “Nós temos hoje dez municípios em situação de risco, 75 em estado de alerta e 119 em situação satisfatória, devido à incidência do Aedes aegypti. Preocupa-nos muito essa situação”, explica Florentino Neto.

Os municípios com maiores índices de casos de chikungunya são Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Arraial e Luiz Correia. “Os municípios são os responsáveis pelas ações de prevenção. Já o Estado fica a par de fazer o monitoramento desses casos”, lembra.

Na última sexta-feira (4), o secretário Florentino Neto se reuniu com a Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB/PI), e lançou um alerta aos municípios que estão omissos quanto às ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Alertamos os secretários municipais sobre os índices do Aedes Aegypti e notificamos 20 municípios que estão omissos em prestar informações ao Ministério da Saúde sobre os casos de infestação do mosquito. Essas informações são fundamentais e imprescindíveis para o planejamento e controle das ações”, adverte o secretário.

Para enfrentar o mosquito, o secretário Florentino Neto reforçou a necessidade de amplo esforço coletivo, com a participação do poder público, estadual e municipal, além da mobilização da sociedade. “A participação de cada cidadão é importante no combate desse vetor. É importante o apoio do poder público, mas sabemos que cada cidadão também é fator fundamental nessa luta contra o Aedes aegypti”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES