“Se essa rua fosse minha” homenageia pessoas em solenidade

Para o prefeito Firmino Filho, é o momento de olhar para trás.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma noite marcada pela emoção e pela saudade. Assim foi a homenagem para os familiares e amigos das 110 personalidades que passam a ser nome de ruas em Teresina, através do projeto “Se essa rua fosse minha”. O concurso cultural culminou com a entrega das placas aos familiares em solenidade na noite de ontem (22).

O objetivo do “Se essa rua fosse minha” é homenagear homens e mulheres que ajudaram a construir a cidade de Teresina ao longo dos seus 165 anos. Para o prefeito Firmino Filho, é o momento de olhar para trás, celebrar o passado para construir o futuro.

“A cidade não se constrói com sonhos apenas. Ela se constrói com trabalho, com suor, com raça, com dedicação, com lágrimas, mas também com alegria, com emoção, com amor. Essa é a nossa cidade, fruto de um trabalho de todas as gerações. É a cidade que é nossa, que é a nossa cara e de ela nós nos orgulhamos e nós fazemos parte dela e ela faz parte da gente. Essa noite é muito bonita porque em cada um dos homenageados estamos homenageando todo nosso passado, todos aqueles que contribuíram para nossas vidas e para a vida da cidade. E é importante que possamos celebrar nosso passado porque só tendo orgulho da nossa caminhada é que nós vamos ter a motivação necessária para que possamos continuar a construção da nossa cidade”, destacou.

Para Silvana Ramos, filha do homenageado Francisco Ramos, o “Se essa rua fosse minha” remete à sensação de continuidade, de imortalidade e de eternização das pessoas que ajudaram a construir a cidade. “Ela registra um novo capítulo dos homenageados que darão nome aos logradouros. Isso cria o sentimento de pertencimento, de identidade com o local onde vivemos, aumentando o nosso vínculo afetivo”, ressaltou.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, lembrou que a Prefeitura de Teresina homenageia, por meio desse concurso cultural, histórias de pessoas que, de alguma forma, ajudaram a construir a cidade. “Cada um que está sendo homenageado deu a sua parcela de contribuição para essa cidade, que completou 165 anos e que carrega desafios e coisas boas. Cada um aqui ajudou a construir referências na sua família, na sua comunidade, na sua profissão, no seu dia a dia. É algo muito significativo. E, a partir desse momento, essas pessoas tem seus nomes eternizados nas ruas da cidade”, pontuou. 

O concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha foi criado em 2013 e é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES