Secretário de Saúde do RJ está com suspeita da nova gripe

Côrtes começou a apresentar alguns sintomas da doença, como febre e dor no corpo

O secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, está com suspeita de ter contraído o vírus da nova gripe. Por causa da suspeita, ele está em casa em quarentena. As informações foram confirmadas pela assessoria da Secretaria estadual de Saúde, na manhã desta sexta-feira (19).

De acordo com informações iniciais, Côrtes começou a apresentar alguns sintomas da doença, como febre e dor no corpo, na terça-feira (16), depois de retornar de uma viagem aos Estados Unidos. Amostras para análise laboratorial foram colhidas e o resultado dos exames deve sair ainda nesta sexta.

A mulher de Côrtes, que teria viajado com ele, também ficará em casa até que o resultado do exame saia.

Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria estadual de Saúde:

?A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informa que o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, encontra-se, em isolamento domiciliar, com suspeita de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Esclarece ainda que amostras com secreção respiratória estão em análise laboratorial e que o protocolo de prevenção e assistência preconizado pelo Ministério da Saúde e aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) seguido é exatamente o mesmo dos demais casos suspeitos existentes hoje, no País. Justamente por isso, por precaução, estão sendo realizadas busca ativa e monitoramento das pessoas que estabeleceram contato próximo com o secretário?.

Fonte: g1, www.g1.com.br