Seduc estimula estudantes que farão Enem a partir de bons exemplos

A ideia é reproduzir histórias de superação de ex-alunos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou uma série de postagens em seu Facebook oficial para estimular os alunos da rede pública que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. A ideia é reproduzir histórias de superação de ex-alunos que a partir da escola pública alcançaram os seus sonhos.

A secretária da Educação, Rejane Dias, explica que a Seduc vem a cada dia trabalhando mais para que os estudantes de sua rede tenham acesso ao ensino superior e mudem de vida por meio da educação. “Além do ensino que melhora a cada dia, escolas mais bem estruturadas e professores com progressão salarial, as revisões do projeto Pré Enem vêm trazendo o diferencial necessário para pôr os alunos da escola pública em pé de igualdade com os da rede privada”, enfatiza Rejane.

Um dos inúmeros exemplos de que todo o empenho da escola e do aluno vale a pena é do ex-aluno do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Franklin Doria, de Bom Jesus, Edinaldo Miranda. Médico, cirurgião pediátrico e professor universitário, Edinaldo é de origem humilde. Quando e estudante secundário, vendia picolé para ajudar a mãe, fabricava os próprios brinquedos, mas essas dificuldades nunca foram um impedimento na busca pelos seus sonhos. 

"Meus mestres modificaram a história da minha família, pois eu e minha irmã mais velha fomos os primeiros a ter um diploma de curso superior, desde 1936, quando um tio havia se formado em medicina. Depois de nós todos os membros da nossa família estudaram e se destacam na profissão que escolheram. Um professor muda a história de um indivíduo, de uma família, e em uma cascata sem fim, de toda a humanidade”, destaca Edinaldo.

Fonte: Com informações do Portal do Governo