Seduc realiza nova etapa da gestão Jovem de Futuro-Ciclo 2016

Os níveis de SMAR estão estruturadas em 4 reuniões trimestrais.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza nos dias 27 e 28 de julho mais uma etapa da ferramenta de gestão Jovem de Futuro- Ciclo 2016. A abertura das etapas N3, N4 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) está prevista para acontecer no auditório da Escola Fazendária, com a participação da Secretária da Educação, Rejane Dias, e dos Gerentes Regionais, Coordenadores de Ensino e Diretores da Seduc.

De acordo com o agente de Governaça da Seduc, Eduardo Castelo Branco, a SMAR consiste em reuniões trimestrais envolvendo diferentes instâncias de gestão para monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação; os indicadores estruturantes: a frequência dos estudantes, as aulas dadas e os resultados das avaliações educacionais.

“A SMAR facilita a identificação das escolas que estão executando seu Plano de Ação e conseguindo resultados de aprendizagem e daquelas que estão em dificuldades para alcançá-los, além de permitir a articulação e o trabalho coordenado entre a instância e a realização da SMAR”, declara Eduardo, afirmando que dessa forma poderão ser desenvolvidas atividades e intervenções que subsidiem a tomada de decisões nas escolas que precisam corrigir rotas ou replanejar suas ações.

Os níveis de SMAR estão estruturadas em quatro reuniões trimestrais divididas por níveis (N), em cada um deles são envolvidas diferentes instâncias responsáveis pela implementação da Ferramenta Jovem de Futuro (JF): a Secretaria, a Regional e a escola.

Para a compreensão, os níveis estão especificados da seguinte forma: O N1 tem o objetivo de analisar os resultados e avaliar a situação em relação à meta; o N2 analisa os resultados das escolas da sua regional e avalia a situação em relação à meta. E o N3 tem o objetivo de analisar os resultados trimestrais da regional e a situação em relação à meta da Gerência Regional e por fim, a N4 analisa os resultados atingidos pelo conjunto de escolas da rede e avalia se o ritmo permite concluir que a meta da Secretaria seja alcançada.

As etapas N3, N4 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SAMAR) estão previstas para iniciar às 8h da quarta-feira, já no dia 28, o evento acontece na Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e prossegue na com uma vasta programação.

Fonte: Com informações do Portal do Governo