Segunda prova do Enem será aplicada hoje para 4 Milhões

1.800 municípios brasileiros receberão 2ª prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste domingo (6) para estudantes inscritos em cerca de 1.800 municípios brasileiros.

No segundo dia, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática (45 testes) e linguagens, também com 45 testes, além de uma redação do tipo dissertativo. Neste sábado (5), foi a vez de fazer as provas de ciências da natureza (biologia, química e física) e ciências humanas (geografia e história).

- VEJA CORREÇÃO DE PROVAS DO 1º DIA

O primeiro dia da prova foi marcado por confusão em algumas cidades. Em São Paulo, estudantes que estiveram em uma faculdade em Santo Amaro, na Zona Sul, reclamaram que o local de prova indicado no questionário socioeconômico estava errado. E que, até acharem o local certo, perderam o horário do teste. Em outro local de prova, um grupo de retardatários chegou a chacoalhar os portões.

Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro também houve tumulto. Em Minas, um portão chegou a ser arrombado por um grupo de estudantes que chegou atrasado.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em nota, neste sábado que "a prova foi realizada dentro de absoluta tranqüilidade, apenas com registro de ocorrências comuns relativas a alunos que se apresentaram atrasados". Também informou que as provas nas cidades de Brejetuba e Itatiba, no Espírito Santo, foram adiadas em função da ocorrência de enchentes.

Horários

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Em todo o país, as provas começarão às 13h (horário de Brasília). A recomendação é chegar com uma hora de antecedência para evitar atrasos. O estudante que mora em locais com o fuso diferente do de Brasília deve ficar atento ao horário da capital federal, que adotou o horário de verão.

A consulta também pode ser feita pelo telefone do Fala Brasil (0800 61 61 61). A ligação é gratuita.

Veja o que levar no dia das provas

- Original do documento de identificação

- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta

- Novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Não será aceito o cartão anterior

Quem não estiver com o cartão de inscrição poderá fazer a prova desde que vão até o local exato onde foi alocado para fazer o Enem, com um documento de identificação com foto.

A recomendação é que o candidato leve algum alimento leve e uma garrafa de água para consumir durante a prova.

Documentos de identificação aceitos:

- carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares;

- carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);

- passaporte brasileiro;

- certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

A entrega das respostas do questionário socioeconômico do Enem 2009 no dia da prova é voluntária.

Vazamento

As provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após ocorrer o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo. Cinco pessoas foram indiciadas pelo ocorrido. Depois do episódio, diversas instituições desistiram de usar o resultado do Enem no seu processo seletivo, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: g1, www.g1.com.br