Segundo maior meteorito do mundo é descoberto na Argentina

O meteorito encontrado na Argentina pesa 30.800 quilos.

Mario Vesconi, presidente da associação de Astronomia de Chaco, mostrou-se surpreendido com o tamanho do meteorito, que segundo os primeiros estudos pesa 30.800 quilos. Um peso que superou as expetativas das investigações que estavam a ser realizadas no local há vários meses.

“Estamos numa região promissora, as expetativas eram grandes, mas nunca pensámos que o meteorito poderia superar as 30 toneladas”, afirmou ao Telefe Noticias.

Segundo Mario Vesconi, “os trabalhos de remoção do meteorito foram muito complicados devido à grande quantidade de água no poço onde o fragmento foi encontrado”.

Segundo maior meteorito do mundo é descoberto na Argentina
Segundo maior meteorito do mundo é descoberto na Argentina

As equipas de escavação chegaram ao local na sexta-feira e procederam a trabalhos de escavação até domingo, quando conseguiram extrair o corpo celeste.

Dados da associação de Astronomia de Chaco revelam que, até agora, “apenas 35 por cento dos meteoritos que caíram na zona há quatro mil anos foi recuperado, grande parte dos quais encontra-se na província vizinha de Santiago del Estero”.

Mario Vesconi apela ao Governo de Santiago del Estero para que se comprometa de forma a recuperar os milenares fragmentos celestes.

Com esta descoberta, a província de Chaco, na Argentina, passa a ter dois dos três maiores meteoritos descobertos na Terra. O terceiro maior asteroide de 28.840 quilos foi descoberto em 1980, também em Chaco de Gancedo. O maior pesa mais de 66 toneladas, e foi descoberto na Namíbia, em 1920.

Fonte: RT