Sejus realiza 927 matrículas de presos em programas educacionais

Comparado com 2015 houve aumento de 347 matrículas de detentos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizou 927 matrículas de detentos para os programas educacionais que serão desenvolvidos nas unidades prisionais do Estado em 2016.

Em comparação a 2015, houve um aumento de 347 matrículas de pessoas privadas de liberdade nos programas de educação desenvolvidos pela Secretaria de Justiça em dez unidades penais.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram 742 matrículas, e no Canal de Educação, 65 matrículas. A novidade é a implantação, pela primeira vez, do programa Brasil Alfabetizado, que matriculou 120 reeducandos.

Os dados são da Coordenadoria de Ensino Prisional da Sejus, que tem como meta ampliar, também, o número de inscrições de reeducandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, no ano passado, foi de 223.

"Aprovamos cinco reeducandos no Enem, um resultado positivo que esperamos aumentar neste ano. Também queremos garantir a universalização do ensino, através do Plano Estadual de Educação nas Prisões", pontua o secretário de Justiça, Daniel Oliveira Valente.

O Plano Estadual de Educação nas Prisões, elaborado pelas secretarias de Justiça e de Educação, está sendo analisado pelos ministérios da Justiça e da Educação. O objetivo é garantir ensino para as 15 unidades penais do Piauí.

De acordo com a coordenadora de Ensino Prisional da Sejus, Jussyara Valente, o órgão está reforçando, também, outros projetos educacionais nos presídios, como é o caso do Leitura Livre.

"Também estamos buscando a doação de livros para darmos suporte a esses programas, incentivando a leitura entre os reeducandos, dando a eles oportunidades para, através da educação, se ressocializar", destaca a coordenadora de Ensino Prisional.

Encontro pedagógico - A Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça realizou, nesta quarta (9), na Escola Penitenciária do Piauí, em Teresina, um encontro pedagógico com professores que trabalhando sistema prisional do Estado. O evento serviu para dar orientações sobre planejamento pedagógico, diários escolares, ajustes no quadro de horários, dentre outros pontos. O encontro contou com representantes da Secretaria de Educação do Estado. O período letivo nas penitenciárias do Piauí iniciou no dia 22 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES