Sejus intensifica vistorias e aborta tentativas de fuga no Piauí

A operação é coordenada pela DIPE.

Três tentativas de fugas foram evitadas neste fim de semana, duas na Penitenciária Regional Irmão Guido e uma na Casa de Custódia de Teresina. A Secretaria da Justiça do Piauí intensifica as vistorias e ações de contenção de problemas nas unidades prisionais de todo o estado.

Sistema Prisional do Piauí (Crédito: Divulgação )
Sistema Prisional do Piauí (Crédito: Divulgação )


Nas últimas semanas, vistorias de pacificação dos presídios foram realizadas em Floriano, Picos, Esperantina e Parnaíba. As unidades prisionais da capital também estão sendo vistoriadas. A operação é coordenada pela Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe).

“Essa atuação é fundamental, trabalhando para manter o preso dentro da penitenciária, para que ele cumpra a pena pela qual está preso. Continuamos reforçando as vistorias, buscando conter maiores transtornos e garantir a ordem nos presídios”, explica o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, direitor da Dipe.

As vistorias de pacificação contam com o apoio das gerências das unidades, coordenações de Disciplinas, agentes penitenciários, Grupo de Intervenção Prisional da Companhia de Presídios da Polícia Militar, Força Tática da PM e Força Nacional. Segundo a Dipe, mais de 100 militares e agentes penitenciários estão trabalhando na operação.

A ação envolve, ainda, a busca por foragidos e, para tanto, conta também com apoio da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal atuando em todo o estado.

Fonte: Com informações do Portal do Governo