Semam aprova planos de recuperação do Meio Ambiente em Teresina

Os planos serão executados com recursos da compensação ambiental

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aluísio Sampaio, se reuniu nesta terça-feira(15), com membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, para apresentar o Plano Municipal de Aplicação de Recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que a Semam preparou para Teresina.


Os planos serão executados com recursos da compensação ambiental (Crédito: Reprodução)
Os planos serão executados com recursos da compensação ambiental (Crédito: Reprodução)

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de programas e projetos de gestão ambiental e a recuperação do meio ambiente, o Fundo tem como órgão gestor a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM, responsável pelo monitoramento e execução dos projetos aprovados diante de um conselho, formado por representantes de entidades do governo municipal, das organizações não-governamentais e do setor privado.

“Apresentamos aqui planos de ação baseados nos problemas que a secretaria identificou nos últimos meses e que precisam de uma atenção maior, para que se reverta o quadro crítico de poluição em nossa cidade. Tudo isso utilizando os 315 mil reais, recursos oriundos da compensação ambiental de empreendimentos que se instalaram no município de Teresina, e que a secretaria arrecadou”, explicou Aluísio Sampaio.

Na reunião foram discutidos cinco planos de ação, que após a avaliação dos órgãos presentes, resultou na aprovação de quatro desses planos.

Inicialmente foi aprovado o plano de Campanha Publicitária de Proteção aos Rios Poti e Parnaíba, que tem um orçamento de até R$ 30 mil, e terá como foco atingir todos os públicos da sociedade, através de panfletos e cartilhas, destacando a importância do cuidado com o lixo e de preservação dos rios.

Para a estruturação de uma patrulha ambiental, foram aprovados a compra de uma caminhonete, cabine dupla com carroceria, e de uma lancha ambiental,  que serão utilizadas para intensificar a fiscalização de irregularidades, em terrenos, nos rios, riachos, tanto na zona urbana, como na zona rural.

“Vamos realizar uma reunião extraordinária, na próxima segunda-feira (21), na sede da Semam, onde vou receber os membros do conselho que poderão apresentar novas sugestões de projetos voltados para a utilização do Fundo Municipal de Meio Ambiente”, destacou o secretário.  

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina