Semam mobiliza população do bairro Saci no “Teresina Sustentável”

A campanha ofereceu diversos serviços gratuitos

Os moradores do bairro Saci, na zona Sul de Teresina, receberam neste sábado(19) toda a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que promoveu na região o primeiro “Teresina Sustentável”, evento voltado para a educação ambiental e conscientização ecológica.

Realizada na praça prefeito João Mendes, a campanha ofereceu diversos serviços gratuitos como distribuição de mudas, instruções de combate ao mosquito Aedes aegypti, coleta de lixo eletrônico, serviços de estética e ainda amostras de artigos decorativos de material reciclado.

Considerado um dia de festa e de realização, o secretário municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, explica que diante de tantas campanhas realizadas pela Semam durante sua gestão, essa consagra mais um ano de dever e compromisso com a causa verde.

“Esse projeto é muito amplo e com o tempo vamos fazendo ajustes, mas decidimos dá esse primeiro passo de envolver a população, com a ajuda da associação dos moradores  e chamar atenção de homens e mulheres de todas as idades e de todas as classes para que assumam a sua parte e contribuam em zelar e defender nossa cidade, nossas praças e suas árvores. Muito mais será realizado com visitas as escolas, igrejas e movimentos. Precisamos de todos defendendo o Meio Ambiente”, disse o secretário.

Com duração de quatro horas, cerca de 600 pessoas passaram pela praça e ainda conferiram apresentações do Balé da Cidade de Teresina e da Banda 16 de Agosto, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Marcando presença no evento, o prefeito de Teresina, Firmino Filho destacou que ações como essas que aproximam a população são essenciais.

“Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente na vida das pessoas diariamente, por isso a importância de estarmos aqui ao lado dos moradores que estão recebendo esse processo de conscientização e mobilização, para que assim possamos ter na agenda da comunidade esse comprometimento com o Meio Ambiente,” afirma Firmino.

Um time de 50 profissionais da empresa Ambev visitou as residências do Saci para distribuir panfletos informativos e alertar a população sobre o cuidado com o Zika Vírus. Outro serviço oferecido, principalmente para as mulheres, foi o atendimento estético com manicure e maquiagem, realizado pela equipe da Fundação Wall Ferraz.

No total foram montados 16 stands de instituições e órgãos parceiros, como a Fundação Municipal de Saúde, Batalhão de Polícia Ambiental, Fundação Wall Ferraz , Hemopi, Gevisat, Ambev, Litucera, Criarts, Mesa Brasil, Uninovafapi, Semtcas, Facid e Unimed com ambulância no local.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina