Servidores são incentivados a doar sangue e medula óssea

Servidores são incentivados a doar sangue e medula óssea

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Servidores do Di?rio Oficial do Estado (DOE), da Loteria do Estado do Piau? (Lotepi), Empresa de Gest?o de Recursos do Piau? (Emgerpi) e da Coordenadoria de Comunica??o Social do Estado (CCom) participaram de palestra sobre Doa??o de sangue e de medula ?ssea, ministrada das 10h30 ?s 11h30 desta quarta-feira, 17, no audit?rio da Emgerpi, pela assistente social L?cia Marques, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi).

A gerente de Gest?o de Pessoas da CCom, Gorete Coelho, representou a coordenadora de Comunica??o Social, Cristiane Sekeff, na abertura da palestra. L?cia Marques falou sobre a disponibilidade de sangue e medula ?ssea e descreveu os crit?rios para doa??o. O objetivo da palestra foi motivar os servidores, para que se tornem doadores.

Segundo ela, apenas 2,5% da popula??o s?o doadores de sangue, quando o ideal seria 4%. L?cia Marques lembrou que a ci?ncia e a tecnologia, mesmo nos pa?ses desenvolvidos, ainda n?o conseguiram produzir sangue em laborat?rio, motivo pelo qual n?o existe sangue artificial. Essa ? uma das raz?es pelas quais todo doador ? considerado uma pessoa especial.

O cadastro de doadores de medula ?ssea ? feito pelo Hemopi desde 2004. A partir desta data, repetidas campanhas fizeram com que o n?mero de piauienses cadastrados no Registro Nacional de Doadores Volunt?rios de Medula (Redome) passasse de 2 mil para mais de 10 mil, embora o n?mero ainda seja pequeno. "S?o necess?rias 100 mil pessoas cadastradas para que se encontre um doador compat?vel para determinado paciente", explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES