Sesapi e Conselho Estadual realizam VII Conferência de Saúde

A abertura será realizada pelo governador Wellington Dias.

Cerca de mil delegados representantes dos 224 municípios do Piauí já estão confirmados para a VII Conferência Estadual da Saúde, a ser realizada nos dias 16,17 e 18 de setembro, no Diferencial Buffet, na Rua São Pedro. Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do Povo Brasileiro", a VII Conferência será coordenada pela Secretaria e Conselho Estadual da Saúde.

Para o presidente do Conselho, Teófilo Cavalcante, esse é o maior evento de saúde pública do estado. Serão três dias de debates com representantes de todos os municípios piauienses, profissionais, gestores e conselheiros de saúde. A abertura será realizada pelo governador Wellington Dias e pelo secretário da Saúde, Francisco Costa.

Teófilo Cavalcante explica que o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” incorpora diferentes significados. “Saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização. Saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões, a organização e a humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso”, explica.

Para ele, cuidar bem das pessoas significa a realização e a valorização do trabalho multiprofissional e interdisciplinar, a transformação das práticas de saúde, a superação de iniquidades que afetam de forma diferenciada a população brasileira, a exemplo do racismo e intolerância às diversidades. “O Tema reafirma a saúde como direito fundamental do povo brasileiro, pilar estruturante da cidadania e do desenvolvimento da nação”, destaca.

Os eixos que serão trabalhados durante a VII Conferência serão Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

Fonte: Com informacoes da assessoria