Sesapi lança projeto de ampliação do serviço de tratamento contra câncer de mama no Piauí

Sesapi lança projeto de ampliação do serviço de tratamento contra câncer de mama no Piauí

Com o número baixo de mulheres que têm acesso a exames de diagnóstico de câncer, a Sesapi lançou um projeto de ampliação do serviço

O número de mulheres que realizam exames de prevenção do câncer, no Piauí, ainda está bem abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Para tentar amenizar esse problema, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) passa a oferecer um serviço itinerante de prevenção da doença, por meio de uma carreta equipada para a realização de exames, que irá percorrer vários municípios do Piauí. A ação deverá aumentar em 40% o número de exames realizados nessa área.

Na Carreta da Mulher serão realizadas mamografias e ultrassonografias, em mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

“Nós sabemos que em todo o Brasil essa cobertura da prevenção do câncer pelo SUS ainda não é ideal, mas essa iniciativa da Sesapi irá ajudar bastante essas mulheres de todo o Estado”, disse o vice-presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Luis Ayrton Santos.

O secretário Estadual de Saúde, Mirocles Veras, afirma que essa iniciativa vai beneficiar principalmente as mulheres do interior do Estado, que têm mais dificuldades de realização desses exames. “Esse projeto vai ajudar de forma efetiva a prevenção e diagnóstico do câncer. Ele vai salvar vidas. E não é apenas essa carreta que percorrerá o Piauí. No total, serão quatro veículos desse tipo, que serão equipados para atender essas mulheres”, disse.

Para ter acesso aos serviços, a mulher deverá ser encaminhada pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da sua cidade. Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. São cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos. O veículo ficará em torno de uma semana em cada município.

A Fundação Maria Carvalho Santos, coordenadora do Outubro Rosa, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama, é quem vai gerir os serviços que serão oferecidos pela carreta. O cronograma de atendimentos para o mês de setembro já foi fechado. A primeira cidade beneficiada será Teresina de 3 a 6 de setembro. O local ainda será definido. Em seguida será a vez de São João do Piauí (8 a 10), Conceição do Canindé (11 a12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26).

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook

Fonte: Pollyana Carvalho