Sesapi mobiliza Correios, Eletrobras e Agespisa no combate ao Aedes

Outro objetivo da Secretaria, citado por Antônio Carlos dos Santos

Funcionários dos Correios, Agespisa e Eletrobras começam nesta terça (1º) a serem treinados por epidemiologistas e sanitaristas da Secretaria de Estado da Saúde, para ajudar na conscientização da população quanto ao combate e prevenção do Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Ao todo, 650 carteiros, 160 leituristas da Eletrobras e 120 da Agespisa estarão aptos a intensificar o combate ao mosquito em todo o Piauí. A capacitação ocorre em dois momentos, sendo que “no primeiro momento da capacitação, abordaremos a biologia e ecologia do Aedes aegypti. No segundo, a parte de enfermagem abordando como está o comportamento epidemiológico das três doenças, as características e diferenças entre elas”, explica Antônio Carlos dos Santos, técnico de Controle Vetorial.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a parceria com empresas como estas é algo fundamental, “tanto para conscientizar quanto para instruir a população, já que seus profissionais têm acesso a todos os domicílios do Estado, num trabalho incansável”, disse.

Outro objetivo da Secretaria, citado por Antônio Carlos dos Santos, é mobilizar uma equipe “para ficar responsável pela vigilância no combate aos focos do mosquito dentro das instituições”, disse.

Para o diretor regional dos Correios, Fredisson Pacheco, os profissionais treinados terão a capacidade de multiplicar as informações prestadas pelo Ministério e Secretaria de Saúde do Piauí.  “Todas as parcerias que venham agregar valor ao nosso trabalho junto à sociedade é muito importante porque faz parte da nossa missão social e sobre tudo essa parceria no momento como esse que vivemos no Brasil, com a epidemia de vírus”, declarou.

Fonte: Com informações do Portal do Governo