Sete em cada 10 brasileiros cogitam usar bicicleta como seu meio de transporte diário

Sete em cada 10 brasileiros cogitam usar bicicleta como seu meio de transporte diário

Os principais motivos indicados para preferir o carro foram "necessidade" (52%) e "agilidade" (29%)

Mais de 75% dos brasileiros consideram usar a bicicleta como meio de transporte diário. O dado é da pesquisa do CONECTAí, painel online do Ibope, com 4360 pessoas durante a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O estudo mostra que as regiões Norte e Nordeste são as que mais têm pessoas dispostas a usar um meio de transporte menos poluente: são mais de 8 em cada 10. E a adesão aumenta conforme cai a faixa de renda, chegando a 84% nas classes D e E.

Os principais motivos indicados para preferir o carro foram "necessidade" (52%) e "agilidade" (29%). Transporte público deficiente só foi apontado por 9,4%

Cerca de 60% dizem conhecer a Rio+20, e 82% deles afirmam que o tema da Conferência é o desenvolvimento sustentável. Entretanto, só 0,7% aponta o combate à fome como um assunto discutido.

A separação do lixo orgânico foi apontada como parcial por 45,9% dos entrevistados. Outros dados interessantes mostram que praticamente a metade não verifica se produtos comprados possuel selos verdes e que mais de 70% das pessoas doam produtos usados quando são substituídos.

Campanha pelo uso da bicicleta

Na segunda-feira (18), ONU-Habitat, agência das Nações Unidas responsável pelas cidades, lançou uma campanha incentivando as pessoas a trocar o carro por carona ou pelo uso de bicicletas.

No Brasil, a campanha será veiculada na imprensa em geral. "I"m a city changer" tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre assuntos para alcançar melhores cidade.

Segundo dados da ONU, cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem hoje em cidades. Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Fonte: UOL