Shopping pinta funcionárias com tinta preta para anunciar descontos

A ação do shopping foi filmada e fotografada por motoristas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um shopping de Águas Claras, no Distrito Federal, pintou o rosto de duas mulheres com tinta preta para anunciar as promoções da Black Friday. A ação foi registrada em vídeo, na tarde desta quinta-feira (22). Além do rosto escuro, as trabalhadoras também usavam perucas de cabelo crespo.

Conhecida como "blackface", a prática é considerada racista por historiadores, pesquisadores e ativistas do movimento negro. Segundo eles, essa pintura remete ao costume de pintar atores brancos de preto, no século 19, já que os negros não podiam atuar no teatro e no cinema.

A ação do shopping foi filmada e fotografada por motoristas e pedestres que passavam pelo local, e denunciada como publicidade racista em um grupo de moradores da região no Facebook.

"Quão absurdo é você virar a esquina e encontrar uma publicidade completamente pautada no RACISMO? Essa propaganda não foi somente ridícula, ela foi racista, usou-se BLACKFACE para fazer um anúncio sobre a Black Friday do shopping, é sério isso???? Vocês não cansam?", questionou uma moradora da região.

"As pessoas não cansam desse racismo entrelaçado na nossa história que vivem mascarando de “somos um país miscigenado”?? Taí a miscigenação de vocês, esse é o resultado... Porquanto, poucos estão prontos pra ajudar na luta contra o racismo, mas VÁRIOS estão prontíssimos para reverberar o discurso racista! "

Em nota, o marketing do Águas Claras Shopping pediu desculpas pela ação e informou que a campanha foi cancelada. Veja abaixo íntegra do posicionamento:

"Informamos que a ação realizada era uma estratégia de divulgação do evento Black Week. A partir do momento que percebemos que a ideia transmitida foi contrária da planejada, a cancelamos imediatamente.

A todos que se sentiram ofendidos com a ação, pedimos desculpas e reiteramos que em nenhum momento a ideia teve cunho ofensivo."

Black Friday

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos como um dia de descontos em lojas de varejo. Em 2001, tornou-se o principal dia de vendas no país. Ele acontece logo após o feriado religioso de Ação de Graças, muito tradicional para os norte-americanos, em que se celebra a gratidão.

A data foi importada por outros países, até chegar ao Brasil em 2010. Começou apenas no comércio online, até se expandir para as lojas físicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES