Menção: Rejane, Medeiros, Niede, Norberto e Luzardo

Prêmio Piauí de Inclusão Social entrega prêmio de Menção Honrosa a instituições

Este ano, também, a exemplo de iniciativa adotada a partir de 2008, o Prêmio Piauí de Inclusão Social entrega prêmio de Menção Honrosa a instituições que, por suas práticas permanentes promovam, com seu trabalho, a inclusão de pessoas em estágios de elevação humana, contribuam para a eliminação de preconceitos, de barreiras, e para a supressão de injustiças.

A secretária Rejane Dias, titular da Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, recebeu Menção Honrosa em virtude do modelo de políticas públicas adotado pelo Estado e apontado como exemplo para o Brasil.

LEIA MAIS

- Assista ao vivo na TV Meio Norte via Internet

- Siga Ao Vivo: Grande festa do Prêmio Piauí de Inclusão Social

Antônio José Medeiros, titular da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Piauí, recebeu Menção Honrosa no trabalho desenvolvido pelo Programa Olhar Brasil, que já beneficiou 55 mil pessoas, chegando a 212 cidades do Estado, e possibilita que jovens e adultos que estejam na sala de aula tenham atendimento oftalmológico, resolvendo problemas de visão que dificultam o aprendizado, e, ainda, pelos avanços do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, que funcionam em todo o Estado, inclusive em horários alternativos, permitindo às pessoas conciliar estudos e trabalho.

A senhora Elizabeth Buco, representando a Dra. Niede Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano ? FUNDHAM recebeu Menção Honrosa pelo conjunto das ações desenvolvidas na promoção de inclusão de pessoas com deficiência e outra dificuldades de locomoção, nas dependências da instituição, adaptando 16 sítios arqueológicos para visitação, implantando cadeira elevatória que permite acesso dessas pessoas ao piso superior, tornando-se, assim, modelo politicamente correto para o Brasil.

Norberto Campelo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, recebeu Menção Honrosa por desenvolver várias ações, através de suas comissões específicas, em prol dos cidadãos e da Inclusão Social. Entre elas recebem destaque os projetos e ações executadas pela Comissão dos direitos das Pessoas com Deficiência, que garantem os direitos dessas pessoas em todas as esferas da sociedade.

Projetos como o OAB na Escola também levam inclusão ao disseminar informações sobre Cidadania em escolas públicas do Estado, fazendo com que crianças e jovens conheçam seus direitos e se tornem cidadãos mais exigentes e mais respeitados.

O Dr João Batista Luzardo, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, recebeu Menção Honrosa por sua ativa e permanente atuação no combate ao trabalho escravo e infantil; ações em defesa do meio ambiente e garantias trabalhistas para pessoas com deficiência.

Fonte: Portal Meio Norte, www.meionorte.com