Silas lançará cartilha dos direitos dos pacientes renais crônicos

Cartilha foi editada pelo gabinete do deputado federal Silas Freire

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda, 11 de setembro, será lançada a Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais, a partir das 9 da manhã na sede da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí – Aprepi, localizada na Rua Rui Barbosa, s/ número,  próximo ao Ginásio Verdão.

A cartilha foi editada pelo gabinete do deputado federal Silas Freire ( Podemos- PI) para ser distribuída aos pacientes renais e seus familiares, profissionais da saúde e toda sociedade. O objetivo é que todos possam conhecer os direitos desse grupo que enfrenta tantos desafios na garantia de seu tratamento que é vital e ainda suas conquistas e informações sobre a doença.

“Conheci de perto a realidade dos pacientes renais crônicos e sei das dificuldades enfrentadas por eles, por isso, criamos a cartilha com informações importantes para que esses pacientes, que merecem atenção especial, possam exigir seus direitos. Acredito que a informação também é um exercício de cidadania.”, explica Silas Freire.

No Piauí são mais de 2 mil e 500 pacientes renais que precisam de um tratamento vital na rede de saúde, a hemodiálise. Além disso, também é realizado o transplante de rim no Hospital Getúlio Vargas- HGV, o único centro transplantador do estado.  Mas o transplante não é a cura da doença, é um tratamento e o paciente permanece necessitando de cuidados especiais de saúde.

O professor Luiz Filho, presidente da Aprepi, destaca a importância da distribuição da cartilha: “A cartilha não só vai esclarecer os direitos dos pacientes renais mas também menciona o que é a insuficiência renal e serve de alerta para as pessoas que não tem essa patologia, para que eles possam se prevenir. Essa ferramenta é importante não apenas para o paciente, mas para amigos e familiares que convivem com ele, para que possam ajuda-lo e orientá-lo. Portanto, a cartilha ajuda tanto a quem tem o problema como quem não tem.”, explicou ele.

Aos pacientes renais são assegurados benefícios garantidos por lei em virtude de sua condição de saúde, no entanto, em muitos casos os pacientes e seus familiares sequer tem conhecimento dos seus direitos. “A cartilha vem para trazer informação, para que todos conheçam e colaborem com a cauda dos pacientes renais e eles possam ter acesso ao que a lei determina com mais tranquilidade para enfrentar algumas imposições que a doença lhes traz.", complementa Silas Freire.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES