Sistema do Enem recebe mais de 745 mil inscrições

Primeira rodada acaba às 23h59 desta quarta (3); lista de aprovados sai na sexta (5)

Mais de 745 mil candidatos se candidataram às vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até as 19h desta quarta-feira (3). Além disso, 976 mil candidatos já entraram no site pelo menos uma vez ? ou seja, trocaram a senha de acesso, mas não escolheram nenhuma carreira.

A primeira rodada do sistema online, que permite buscar 47,9 mil vagas em 51 instituições federais com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), termina às 23h59 desta quarta-feira (3). Após isso, terá início a verificação das notas dos alunos cadastrados.

O sistema online calcula automaticamente a pontuação dos candidatos, conforme o desempenho nas cinco áreas do exame nacional - linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. A lista dos primeiros aprovados sai na próxima sexta-feira (5) - a matrícula deverá ser feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

As instituições de ensino farão as reservas das vagas, mas a matrícula será efetivada só depois que os alunos entregarem pessoalmente os documentos necessários nas unidades. No próprio site do Sisu, as universidades indicam a lista de documentos exigidos na hora da matrícula.

Desempate

Se pessoas inscritas no mesmo curso tiverem pontuação igual no Enem, o MEC vai adotar critérios de desempate na distribuição das vagas. O primeiro vai ser a nota de redação, os outros quatro serão as pontuações das provas objetivas - linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, nesta ordem. Se o empate continuar após esses cinco itens, o ministério vai garantir a matrícula para esses candidatos.



Fonte: R7, www.r7.com