Soma de esforços é a fórmula que garante uma educação de qualidade

Participação conjunta garante o sucesso da escola

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A entrada da escola já anuncia uma organização diferenciada do que se está acostumado. Alguns alunos estão em sala, outros em um período curto de recreação.

Mas todos com o mesmo foco: aproveitar ao máximo o tempo no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Prof. Raldir Cavalcante Bastos, localizado na conjunto Renascença II, zona Sudeste de Teresina.

A escola atende atualmente 390 alunos em regime de tempo integral, distribuídos no Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) e 1º ano do Ensino Médio. Mas, em 2009, cerca de 270 alunos, do fundamental maior e menor, formavam o quadro de alunos.

Foi neste mesmo ano que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, do Raldir Cavalcante foi de 6.2, meta que o Brasil fixou para suas escolas em 2022. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

“Em 2009, começamos a funcionar em tempo integral e a trabalhar voltados para o rendimento dos alunos. Antes, não tínhamos tanta preocupação em medir o rendimento deles.

Agora fazemos isso observando todas as habilidades e competências que eles estão adquirindo”, comenta o diretor do Centro, Carlos Eduardo Rodrigues.

Os programas, projetos, a dedicação dos professores, do núcleo gestor e a presença de pais e responsáveis na escola continuaram e garantiram, em 2013, o Ideb de 7.1, o índice de aprovação de 98,78% e a evasão escolar inexistente.

Todos os dias previstos no calendário escolar foram cumpridos e 100% dos alunos foram alfabetizados ao final da primeira série.

De acordo com Carlos Eduardo, a fórmula mágica foi envolver os pais na educação dos filhos e nas atividades da escola. No Raldir Cavalcante, as aulas também são planejadas e acompanhadas diariamente; com registro das tarefas feitas e frequência dos alunos.

“É um trabalho em equipe, feito com muito afinco, que vem de vários anos e que a gente sensibiliza tanto o aluno quanto a comunidade escolar como um todo, para que eles entendam que a escola só tem bons resultados quando tem uma participação conjunta”, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES