SP ganha ambulatório exclusivo para travestis e transexuais

Às vésperas da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada no domingo (14

Às vésperas da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada no domingo (14), em São Paulo, a cidade ganha um ambulatório dedicado exclusivamente a travestis e transexuais. A inauguração está prevista para o início da tarde desta terça-feira (9) e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este é o primeiro ambulatório do Brasil que vai contar com profissionais especializados e preparados para lidar com a saúde e demandas desses grupos.

?A gente recebeu a chegada desse ambulatório com muita felicidade. É um pontapé inicial para que outras cidades façam o mesmo?, diz Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transexuais.

Segundo ele, a vantagem do ambulatório exclusivo para travestis e transexuais começa na recepção. ?Em outros ambulatórios, alguns funcionários não sabem lidar com detalhes, como a questão do nome?. Mas é no atendimento médico que está o principal benefício, pois, segundo Santos, haverá urologista e endocrinologista especializado, por exemplo.

Preservativos

Um milhão de preservativos serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde nos próximos dias até a realização da 13ª Parada do Orgulho LGBT, no domingo (14).

Além disso, em alguns pontos da capital serão realizados teste de diagnóstico rápido de HIV. O objetivo é orientar a população e prevenir o contágio com o vírus transmissor da Aids, entre outras doenças sexualmente transmissíveis.

Serviço :

Endereço do ambulatório: Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana

Horário: De segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Fonte: g1, www.g1.com.br