Spray nasal pode atrapalhar suas relações sexuais, entenda

O remédio "seca" algumas mucosas para reduzir as secreções.

Quem sofre com alergias respiratórias ou com gripes e resfriados recorrentes, provavelmente, já se habilitou a carregar um spray nasal na bolsa e, ao menor sinal de uma fungada no nariz, ele já se torna a solução "milagrosa". No entanto, o que você talvez nunca tenha imaginado é que os descongestionantes nasais podem afetar até mesmo o seu prazer sexual.

Para que serve?

Chamado de anti-histamínico, esse tipo de remédio é comumente utilizado no tratamento de reações hipersensíveis a doenças alérgicas, como rinite ou urticária (causada por picada de mosquito, por exemplo). O remédio bloqueia a ação de substâncias que desencadeiam a crise alérgica e ajudam a diminuir inflamações, contraindo os vasos sanguíneos. De maneira geral, o remédio "seca" algumas mucosas para reduzir as secreções.

Lubrificação vaginal

É, justamente, essa ação que pode atrapalhar o seu prazer na hora do sexo. "Não é uma regra, mas alguns medicamentos, como o anti-histamínico, podem diminuir a lubrificação da vagina. A lubrificação ocorre principalmente pelo aumento da circulação sanguínea e dilatação dos vasos na região genial, e o anti-histamínico tem um efeito de contrair e diminuir a permeabilidade dos vasos, dificultando a lubrificação", explica a ginecologista Dra. Lilian Fiorelli, especialista em sexualidade humana da Alira Medicina Clínica.

Desejo sexual

Segundo a ginecologista, outros remédios também podem afetar a vida sexual da mulher. "Mesmo que sejam efeitos leves e raros, para algumas mulheres são perceptíveis. É sempre importante investigar também outras causas nestes casos", afirma.

Medicamentos antidepressivos, benzodiazepínicos, anticonvulsionantes e até mesmo alguns anticoncepcionais podem afetar o desejo sexual. "Eles alteram a atividade de alguns neurotransmissores e hormônios que participam da função sexual, como dopamina, serotonina e testosterona, por exemplo", explica a médica, "toda mulher com alterações sexuais, como diminuição de desejo, orgasmo ou lubrificação precisa investigar quais são, de fato, as causas do problema", ressalta.


descongestionantes nasais  (Crédito: Divulgação)
descongestionantes nasais (Crédito: Divulgação)
Fonte: Com informações da Bolsa de Mulher