Strans começa Operação Natal no centro de Teresina

A principal medida adotada pelo órgão foi o fechamento, para circulação de veículos.

Começou ontem o trabalho de fiscalização por parte dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) nas ruas do centro de Teresina, para o período natalino.

A principal medida adotada pelo órgão foi o fechamento, para circulação de veículos, dos calçadões das Ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, ficando as vias destinadas exclusivamente ao tráfego de pedestres.

Os agentes começaram a reforçar o trabalho na região já no começo da manhã de ontem. A informação é de que, em um primeiro momento, os guardas passem apenas orientações aos condutores, agindo de forma educativa.

No entanto, os guardas podem proceder a aplicação do Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa para quem transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente. A infração é considerada ?média?.

Os trechos de calçadão das duas ruas devem ficar interditados para carros e motos até o dia 31 de dezembro. No entanto, a Strans abriu algumas exceções: carros de transporte de valores podem transitar nesses locais, desde que com velocidade reduzida.

Também é feita exceção aos veículos que transportam portadores de necessidades especiais. Apesar da restrição ao tráfego, alguns condutores ainda desconhecem a situa- ção, e acabam trafegando pela área bloqueada, principalmente motociclistas.

Em poucos minutos, a reportagem do Jornal Meio Norte flagrou três situações onde os agentes abordaram motoqueiros e, com orientações, explicaram o fechamento das ruas e a proibição da presen- ça de motos e carros no local.

?Normalmente, a Rua Simplício Mendes já fica fechada para veículos durante o resto do ano. No entanto, a Álvaro Mendes permanece aberta, como forma de acesso à região da Avenida Frei Serafim, permitindo desafogar o trânsito da Rua Paissandu. Nossa intenção, com essa mudança, é garantir a segurança dos pedestres, cujo fluxo aumenta bastante nesse período?, informou o agente Torquato, da Strans.

Apesar do foco no calçadão, a superintendência de trânsito da capital mantém guardas a pé e com motocicletas em todo o centro da cidade, principalmente para coibir o estacionamento irregular de veículos junto a passeios, em fila dupla e em outras situações.

Fonte: Dowglas Lima