Suicídio deve ser reconhecido como grave problema de saúde pública

Suicídio é ato deliberado, intencional, de causar morte a si mesmo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o suicídio como o ato deliberado, intencional, de causar a morte a si mesmo. É um ato iniciado e executado deliberadamente por uma pessoa que tem a clara noção ou forte expectativa de que dele pode resultar a morte, e cujo desfecho fatal é esperado. As crises vivenciadas pelo indivíduo sejam financeiras, afetivas, perdas emocionais, insucesso na escola, doenças terminais, doenças mentais, crise planetária são motivações para o suicídio.

O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutor em Ciências Sociais, Benedito Carlos de Araújo Júnior, estudou os casos de suicídio que aconteceram em Teresina, de 2001 a 2010, para a tese do seu doutorado defendido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em sua pesquisa, ele procurou demonstrar que o primeiro passo deve ser o reconhecimento do suicídio como grave problema de saúde pública. De acordo com o doutor, os programas criados desde 1999, como SUPRE (Suicide Prevention), não têm obtido bons resultados. “Precisamos desenvolver pesquisas sobre o tema, que é complexo, e não haverá prevenção com medidas simples. A sociedade, incluindo os meios de comunicação, recusa-se a discutir o assunto, o que compromete o enfrentamento do problema”, afirmou. Segundo o professor, Teresina não se desenvolve ao mesmo tempo que promete se inserir na atual ordem mundial. E, muitas vezes, as pessoas têm um sentimento de frustração e acabam recorrendo ao uso de drogas e ao suicídio.

“A cidade vive sem referências culturais tradicionais e não adquiriu referências do mundo contemporâneo. O resultado é o vazio, a fragilidade, a desilusão. Não há políticas protetivas dos governos municipal e estadual. No Brasil, há experiências que reduziram as tentativas de suicídios. Em Campinas (SP) e Candelária (RS), medidas de acompanhamento de pessoas com comportamento suicida reduziram as taxas”, afirmou.

Os índices presentes em todos os continentes, no passado e no presente, em todas as religiões, mostram que o suicídio é inerente à espécie humana. O crescimento das taxas preocupa porque o suicídio já está entre as principais causas de mortalidade no mundo. Em alguns países é a primeira causa.

A OMS atribui mais de 90% dos casos à depressão, mas para o doutor, a posição é reducionista, pois se tratado apenas como resultado de doença mental, a prevenção se dará apenas no hospital, guiado pela medicina. “Não é possível desconsiderar a crise civilizacional. Até agora, todas as medidas de controle restringiram-se à psiquiatria e os números só cresceram”, defende.

Projetos ajudam pessoas a superar crises

Em Teresina, alguns projetos foram desenvolvidos para realizar um atendimento especializado e gratuitos para pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio recentemente. Como o programa Provida, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina e o Centro de Valorização da Vida, que oferece serviço gratuito, realizado por voluntários de todo o país, que se colocam disponíveis a uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa.

O psicólogo Sandocleber Lopes Soares, do Ambulatório Provida, que funciona no Hospital Lineu Araújo, afirma que a equipe formada por dois psicólogos e uma psiquiatra chega a realizar até 100 atendimentos por mês e que o atendimento possui um diferencial, já que não é necessária marcação de consulta. De acordo com ele, a pessoa tem liberdade para chegar ao local e pedir ajuda. “O nosso serviço é livre, qualquer pessoa que estiver apresentando algum comportamento suicida pode se dirigir até o ambulatório, que será prontamente atendido”, disse.

Ele declarou que o trabalho é delicado e são avaliados os riscos de suicídio e quais são os fatores para assim estabelecer uma intervenção específica. “Nós, psicólogos, fazemos psicoterapia de apoio para fortalecer os recursos internos das pessoas e garantir que elas possam lidar com as situações de crise. É preciso criar condições para que o paciente consiga enfrentar esse momento que, muitas vezes, vem junto com desespero e desesperança”, acrescentou.

O profissional esclarece que as pessoas que apresentam um potencial suicida se comunicam com familiares e amigos e mostram sinais, como apresentar ideias de morte e até mesmo de falar abertamente. Mas ele ressalta que poucas pessoas levam os avisos a sério e nesse momento é preciso ter uma atenção redobrada para dar suporte e realizar o trabalho de prevenção, que é possível.

“Se dentro de casa essa pessoa tiver apoio e um bom vínculo estabelecido esse fator será fundamental para esse indivíduo se sentir acolhido e amparado. Quando trabalhamos com suicídio não podemos ser simplistas. São vários fatores que devem ser levados em consideração. Esse é um caso para o qual existe prevenção, sim, é uma morte evitável, já que 90% dos casos das pessoas que apresentam comportamento suicida têm questões subjacentes para tratar. Por isso que estamos aqui realizando esse trabalho”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES