THE ganha primeiro sistema de tratamento de resíduos da saúde

A empresa Sterlix Ambiental vai auxiliar a cumprir as exigências legais em relação à oferta de serviços de gerenciamento completo de resíduos da saúde

As questões da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente começaram a ser vistas como condição primordial para manutenção da vida no planeta já há algum tempo. Assim, os governos de vários países buscaram criar leis e diretrizes contundentes so-bre esses assuntos. No Brasil, não foi diferente. Hoje, a legislação ambiental procura amenizar os impactos de todos os serviços que podem, de alguma forma, interferir de maneira negativa no meio ambiente. Teresina já está se adequando a essa realidade, e um exemplo disso é o novo modelo de coleta de resíduos sólidos, apresentado ontem, em evento no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina.


Sustentabilidade: THE ganha sistema de tratamento de resíduos

Para tanto, foi montada uma parceria com a empresa Sterlix Ambiental, para auxiliar todo o mercado a cumprir as exigências legais em relação à oferta de serviços de gerenciamento completo de resíduos da saúde, que vão desde a coleta até a destinação final. A Sterlix, que está no mercado desde 2000, vai atuar para modernizar a destinação do lixo gerado em hospitais públicos e privados. A demanda é grande, haja vista que a cidade possui um pólo de saúde que é referência regional.

Dia 02 de maio é o prazo estabelecido pela Prefeitura de Teresina para que os geradores de resíduos de saúde passem a se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305). A Lei, que vem sendo estudada desde 2003, teve sua homologação em 2010 e a partir daí até 2014, todos os municípios devem ter o seu plano de gestão de resíduos funcionando sob a forma da Lei. A partir de hoje, a Sterlix passa a realizar o tratamento do material advindo dos hospitais da rede municipal, ajudando Teresina a adequar-se à nova norma. A capacidade inicial de processamento da estação de tratamento instalada no polo industrial sul é de 120 toneladas.

A Sterlix está preparada para receber resíduos perigosos classe I, da área de saúde, que não podem ser depositados em aterros comuns de lixo doméstico. A empresa utiliza a tecnologia de esterilização pelo sistema de autoclave, hoje o mais correto e eficiente processo para a proteção ambiental. ?Vale lembrar que a autoclavagem é o sistema mais utilizado hoje nos países de primeiro mundo. O Piauí tem muito potencial neste mercado, e nós viemos para ficar?, lembrou Jorge Antônio Barbosa, diretor presidente da Sterlix Ambiental, durante a apresentação dos serviços da empresa.

O governador Wilson Martins também esteve presente na apresentação do novo sistema de coleta. ?É uma alegria muito grande a instalação dessa nova empresa no Piauí. Recentemente estivemos nos Estados Unidos, onde observei iniciativas modernas de tratamento de resíduos em San Francisco e em Orlando. A modernização da coleta desse material sempre foi prioridade para o nosso governo?, disse o governador.

A Sterlix Ambiental tem um plano de expansão que contempla um planejamento de dois a três mil clientes privados só em Teresina. A empresa espera ainda aumentar sua atuação para o norte e para o Sul do Estado.

A Sterlix no Brasil

Além da capital Teresina (PI), a Sterlix Ambiental tem ainda outras unidades distribuídas pelo país, a exemplo, as unidades de Mogi Mirim (SP), Bauru (SP), Franca (SP), Piratininga (SP), Tupã (SP), Uberlândia (MG) e Uberaba (MG).

Com a inauguração da Stelix Ambiental em Teresina, hospitais, clínicas e profissionais da saúde, humana ou animal, poderão contar com um serviço eficiente para destinação correta dos resíduos gerados. Desta forma, garantindo a obtenção do certificado de que seguiram todas as orientações e determinações da atual legislação. O documento importante porque será exigido em caso de fiscalização.

A Sterlix Ambiental recebeu, em 2011, o reconhecimento de um dos principais prêmios para a comunidade de saúde do país, o Top Hospitalar, que já está na sua 14ª edição. O Prêmio reconhece os fornecedores do setor de saúde que se destacaram em 2011. São os hospitais, clínicas e laboratórios que elegem, espontaneamente, seus fornecedores preferidos.

O objetivo da premiação é tornar tangíveis os níveis dos serviços prestados pelos fornecedores e, desta forma, evidenciar ao mercado quem são os ícones de excelência a serem seguidos, para assim, tornar a relação do setor mais transparente e justa. A cerimônia de entrega do Top Hospitalar 2011 foi realizada em São Paulo, sendo a Sterlix vencedora no Grupo Indústrias de Serviço, subcategoria Resíduos.

Fonte: Dowglas Lima