Tarifa de abastecimento de água em Teresina terá reajuste de 9,64%

Reajuste é quase 5% menor que o solicitado pela Agespisa

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) homologou o percentual do reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento para a capital piauiense. O aumento da tarifa, que deve vigorar a partir do dia 28 de junho, é de 9,64%, quase 5% a menos do que o solicitado pela Agespisa.

A Agespisa havia solicitado aumento de 14,88% no valor da tarifa. O cálculo do reajuste é feito com base nos custos de energia, insumos e tributos. Após analisar os balancetes do período de abril de 2014 a março de 2015, o Conselho Consultivo da ARSETE autorizou o reajuste de apenas 9,64%.

“Analisamos os estudos da Agespisa e, após refazermos os cálculos, aprovamos o reajuste de 9,64%. É esse percentual que irá vigorar em Teresina tanto na zona urbana quanto na zona rural”, disse o presidente da ARSETE, Paulo Vilarinho. Ele lembra que o reajuste segue o Contrato de Programa, firmado em 2012 entre a Prefeitura de Teresina e a Agespisa.

O reajuste anual é concedido para cobrir os custos da prestadora de serviços, cumprir as metas de aumento da rede e proporcionar a melhoria na qualidade dos serviços de abastecimentos em Teresina.

“O serviço prestado hoje aos teresinenses é fiscalizado de forma rigorosa pela Agência. Nossa intenção é que a população tenha um bom serviço”, disse. “Pelo descumprimento de cláusulas acordadas no Contrato de programa, a ARSETE está impondo à AGESPISA multas pecuniárias, cujo destino dos recursos auferidos serão revestidos exclusivamente em investimento no Saneamento Básico no município de Teresina”, complementou.

Na manhã desta quarta-feira (02), a diretoria da ARSETE apresentou ao Conselho Consultivo de Saneamento a nota técnica que trata sobre o reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento em Teresina.

Cabe informar que, pelo descumprimento de cláusulas acordadas no Contrato de programa, a ARSETE está impondo à AGESPISA multas pecuniárias, cujo destino dos recursos auferidos serão revestidos exclusivamente em investimento no Saneamento Básico no município de Teresina.


Abastecimento de água sofrera reajuste na capital (Crédito: Reprodução)
Abastecimento de água sofrera reajuste na capital (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte