Taxa de mortes por moto no PI é a maior do Brasil

O Piauí está no topo do ranking da taxa de mortalidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está no topo do ranking da taxa de mortalidade por acidente envolvendo motociclistas em nível nacional. O Estado apresenta uma taxa de 19,8 óbitos para cada 100 mil habitantes. É a maior taxa do Brasil, seguido de Roraima com 15,7 e Sergipe, com 15,4 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do IBGE, apresentados pelo Ministério da Saúde durante reunião com governadores e a presidente Dilma Rousseff na semana passada, quando foi levada uma proposta de pactuação para a redução de mortes no trânsito. O governador Wellington Dias esteve presente na reunião.

A proposta levada aos governadores envolve sete ministérios e tem como um dos principais eixos a prevenção de mortes e sequelas causadas por motocicletas, a principal causa de morte no trânsito. O número tem preocupado autoridades em nível nacional e local.

Os dados do Ministério da Saúde destacam também que, no Brasil, 42,2 mil pessoas morreram devido a acidentes de trânsito. Deste número, 12.040 são motociclistas, 11.086 são passageiros e 8.221 pedestres. Vale destacar que o Sistema Único de Saúde chega a gastar R$ 112,9 milhões com vítimas de motocicletas.

No Piauí os números são justificados pela imprudência. Nas ruas e avenidas do Estado motoqueiros colocam em risco a própria vida. Transitar em alta velocidade, sem habilitação e sem capacete são as principais infrações.

Situação é agravada pela combinação do álcool ao ato de dirigir. A gerente de Educação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Samyra Mota, confirma os dados e garante que o motociclista é o grupo de maior risco.

“Os motociclistas são os condutores mais trabalhados pela Strans com o Programa ‘Vida no Trânsito’. A gente observa com base nos relatórios que a imprudência é a principal causa dos acidentes. É motociclista que anda no ponto cego dos condutores, transita em ziguezague pelos carros, sem habilitação, não usa capacete e nem sinaliza”, cita.

Segundo Samyra Mota, para evitar maiores danos aos motociclistas em situação de acidente, é importante atentar aos acessórios obrigatórios e roupas adequadas.

“O motociclista não é o grande vilão, mas tem que se proteger, porque o para-choque da moto é ele. Em situação de acidente, ele é o primeiro a sentir o impacto.Então ele deve tomar todos os cuidados, roupa adequada, calça jeans, sapato acima do tornozelo e capacete afivelado, porque não adianta apenas colocar em cima da cabeça, sem ajustar no queixo”, explica.

Para a diretora da Escola de Trânsito do Piauí, Geovanna Moura, a autoconfiança dos condutores, principalmente dos motociclistas, é um dos maiores problemas.

“Infelizmente, a gente está liderando esse ranking. Mas o Detran não está apenas fiscalizando, continuamos com as campanhas educativas, porque os condutores não podem alimentar a falsa ideia de que nada pode acontecer a ele, como se não tivesse em risco. Às vezes, a autoconfiança na direção é tão grande que ele acaba sendo vítima”, aponta.

Teresina entre as cidades prioritárias para receber medidas preventivas

Para a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento a acidentes de trânsito, que foi pactuado entre os governadores de todos os estados do Brasil, foram selecionados 322 municípios prioritários para a aplicação de medidas preventivas.

Teresina é a segunda cidade prioritária, por registrar altos índices de óbitos nos anos de 2010 a 2013, perdendo apenas para a capital de São Paulo.

O principal objetivo do plano é reduzir a tendência de aumento das lesões graves e mortes por acidentes de trânsito, com ênfase nas mortes envolvendo motociclistas. Já as metas são reduzir o incremento médio anual em 2015 e 2016 em 20% e também estabilizar a taxa de mortalidade envolvendo motociclistas em 2020 nos valores de 2013.

Evento promove avaliação gratuita de motocicletas

Teresina vai sediar, nesta quarta-feira (05), a 19ª edição do MotoCheck-up, organizada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O evento que vai acontecer no estacionamento do Estádio Albertão, no Bairro Redenção, zona Sul, será encerrado na sexta-feira (07).

A ideia é atender cerca de 6 mil motociclistas para avaliação dos itens de segurança de seus veículos, conscientizar os condutores sobre a manutenção, orientação de pilotagem segura e respeito às leis e normas de trânsito.

Para José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, Teresina foi uma das capitais escolhidas para sediar o evento, devido ao alto índice de irregularidades cometidas por motociclistas.

"O projeto tem a intenção de buscar a paz no trânsito e a pilotagem defensiva. Teresina foi escolhida por ter um alto índice de acidentes e irregularidades com os veículos de duas rodas. Vale destacar que 65% das multas envolvem condutores sem capacete e sem habilitação, o que são duas faltas graves. Mas essa situação pode e deve ser revertida", destaca.

A abertura do evento será no dia 5 de agosto, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) e contará com a presença da governadora em exercício, Margarete Coelho, e do diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES