1° rede social do Google, Orkut completa 9 anos: alguém lembra?

1° rede social do Google, Orkut completa 9 anos: alguém lembra?

Lançado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut rapidamente ganhou popularidade no país

O Orkut, a primeira rede social do Google, está completando nove anos nesta quinta-feira (24). Criada pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social dominou o mercado brasileiro durante muitos anos como o serviço mais acessado da sua categoria, mas perdeu espaço para o Facebook, que agora detém a liderança no segmento no país.

Lançado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut rapidamente ganhou popularidade no país. Inicialmente com acesso restrito, os convites para o novo serviço social eram disputados e, muitas vezes, vendidos pela Internet.

Com o passar dos anos e apesar da frequente exibição da mensagem ?Bad, bad server!?, que significava que o serviço passava por alguma instabilidade temporária, o Orkut foi ganhando fama no Brasil, país que rapidamente ocupou o segundo lugar em número de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Tal liderança começou a ser ameaçada pelo Facebook e, em meados de 2011, juntamente com o lançamento do Google+, a rede social de Mark Zuckerberg começou a demonstrar um rápido crescimento. Em apenas 12 meses, fez com que o Orkut perdesse 33,69% de participação no mercado, caindo de 46,11% para apenas 12,42%.

Ao mesmo tempo em que o Facebook ganhava espaço, o Google dava destaque ao seu mais novo serviço social, o Google+. Além de toda a divulgação, a empresa começou a fazer algumas integrações entre o G+ e o Orkut, inclusive permitindo que os usuários integrassem ambos os perfis.

Apesar da crescente queda no número de usuários (número não divulgado pelo Google), ao que tudo indica, o Orkut continua sendo um serviço rentável para a empresa. Ao ser indagado pelo TechTudo sobre o futuro da rede social, o Google Brasil afirmou que, ?para o Google, o Orkut continua sendo relevante para milhões de brasileiros? e que, por este motivo, ?a empresa continua investindo no produto?.

A pergunta que fica é: será que o Orkut conseguirá completar dez anos de vida?

Fonte: Tech Tudo