A conexão 4G acabará com a 3G? Entenda futuro da internet no celular

Samsung Galaxy S4 4G é um dos smartphones compatíveis com a rede 4G brasileira

Com a chegada da conexão à Internet 4G no Brasil, uma dúvida tem rondado a cabeça dos usuários: qual será o futuro do 3G? O novo padrão de ultra velocidade será implantado, gradualmente, nos próximos anos e deve se popularizar com o tempo. Porém, essa nova tecnologia acabará com o 3G? O TechTudo foi atrás da resposta.


A conexão 4G acabará  com a 3G? Entenda futuro da internet no celular

Em primeiro lugar, não há motivos para se preocupar: o 4G não vai acabar com o 3G. As duas tecnologias vão funcionar simultaneamente, da mesma forma que o 3G e o 2G. Essas conexões utilizam frequências diferentes e, por isso, não há sobreposição. Ou seja, quem não tem um smartphone 4G poderá navegar normalmente na rede atual, mantendo sua velocidade.

Outro ponto a favor da manutenção do serviço 3G é que a maioria dos aparelhos do Brasil não possui compatibilidade com o novo padrão de Internet. Além disso, alguns smartphones, como o iPhone 5, possuem frequência incompatível com o 4G brasileiro. Sendo assim, a expectativa é de que o 3G ainda tenha uma vida relativamente longa no país e conviva com o 4G pelos próximos anos.

Até mesmo para os consumidores que já têm telefones 4G, a rede atual é bastante importante. Afinal, somente as sedes da Copa das Confederações têm o novo padrão em funcionamento. Em locais onde a rede LTE não estiver disponível, o celular se conectará ao 3G.

Fonte: Tech Tudo