Alunos do PI criam aparelho para cegos e apresentarão em evento de robótica

Estudantes do Instituto Federal de Educação vão participar da III Mostra de Robótica apresentando o trabalho desenvolvido por eles

Alunos com bengala eletrônica: aparelhos funcionais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oferecer soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas e aprender no processo de pesquisa e desenvolvimento. Foi por conta desses objetivos que quatro projetos dos alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Informática do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foram aprovados para participar da III Mostra de Robótica, que acontece entre os dias 17 a 21 de outubro, em Fortaleza-CE.

Este é o segundo ano que os alunos do IFPI participam da mostra. No ano passado, o instituto piauiense figurou entre os 20 melhores projetos do país na categoria Ensino Médio, sob a orientação do professor Francisco Marcelino Araújo. Agora, o professor Marcelino quer repetir o feito, levando um grupo que conta com 35 alunos.

?O que é melhor nisso tudo é que os alunos aprendem a conciliar teoria e prática, concebendo projetos que beneficiam a sociedade. E participar de projetos como esse conta muitos pontos para o programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo?, diz o professor.

O curso superior de Engenharia Mecânica também representará o Estado com a apresentação do artigo sobre as simulações para robótica competitiva. A Mostra Nacional de Robótica (MNR), maior evento do país na área, busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação.

Entre os projetos aprovados para a mostra, está a Plataforma Robótica para Transporte de Carga Magnum 300, que pretende ser uma alternativa às empilhadeiras e carros hidráulicos. A principal inovação é a utilização de dois sensores na parte de trás da plataforma, que detectam a posição do corpo do operador e, com base nesse posicionamento, definem a direção em que o aparelho se locomove.

A Bengala Eletrônica também promete chamar muita atenção na mostra cearense. Concebida para facilitar a vida de deficientes visuais, ela possui quatro sensores em sua extensão, que emitem um sinal sonoro quando um obstáculo está próximo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES