Android já ocupa quase 60% do mercado de smartphones

Android já ocupa quase 60% do mercado de smartphones

Se comparadas com os dados do ano passado, estas estatísticas são ainda mais animadoras para o Google

O mercado mundial de smartphones está cada vez mais dominado pelo Android. De acordo com dados de uma pesquisa do International Data Corporation (IDC), o sistema operacional móvel do Google já domina 59% do marketshare (fatia do mercado) global dos telefones inteligentes. É mais do que o dobro do percentual do seu principal rival e segundo colocado, o iOS, da Apple, que tem apenas 23%.

Se comparadas com os dados do ano passado, estas estatísticas são ainda mais animadoras para o Google. No primeiro trimestre de 2011 foram comprados 36,7 milhões de aparelhos com Android, o que rendeu à Gigante da Web 36,1% do mercado. Neste ano, ambos os números subiram: 89,9 milhões de dispositivos foram adquiridos (aumento de 145%), elevando o marketshare para os já citados quase 60%.

Apesar de seguir na segunda colocação, a Apple não tem motivos para reclamar. Afinal, só perde para o Android porque o rival está em muito mais aparelhos diferentes. E as vendas da companhia de Cupertino também subiram: de 18,6 milhões de aparelhos vendidos e 18,3% de marketshare no primeiro trimestre de 2011 foi para 35,1 milhões de smartphones e 23% do mercado no mesmo período em 2012.


Android já ocupa quase 60% do mercado de smartphones do mundo

Os crescimentos do iOS e do Android, no entanto, refletiram no declínio de todos os seus outros concorrentes: o Symbian, que tinha 26% do marketshare entre janeiro e março de 2011, agora possui somente 6,8%. O BlackBerry caiu de 13,6% para 6,4%, enquanto o Linux decresceu de 3,1% para 2,3% e o Windows Phone foi de 2,6% para 2,3%. Mais uma prova de que existe, cada vez mais, uma polarização do universo dos smartphones entre Apple e Google.

Fonte: techtudo.com.br